Saiba quais são os benefícios oferecidos ao produtor rural

Descubra como esse setor pode garantir melhorias aos seus empreendedores.

Considerada a atividade de maior resultado para economia brasileira, a agropecuária contempla alguns benefícios oferecidos ao produtor rural, que visa a expansão desse setor tanto em território nacional como internacional. Com isso, o financiamento voltado para o agronegócio é uma forma de aperfeiçoar diversos processos e incentivar essa atividade no Brasil!

Os benefícios oferecidos ao produtor rural estimulam a agricultura familiar.

Agricultores familiares podem contar com benefícios. (Foto: Divulgação)

Crédito rural: um dos benefícios oferecidos ao produtor rural

O crédito rural é considerado o maior entre os benefícios oferecidos ao produtor rural.  Funcionando como uma espécie de financiamento, o grande objetivo desse tipo de auxílio é ajudar produtores rurais as custearem produções, investimento e a comercialização de seu agronegócio.

Essa modalidade de empréstimo é extremamente positiva para esse setor, visto que a produtividade dos agropecuaristas brasileiros é uma referência no mundo todo.  Já que o seu retorno é muito maior, quando comparados a outros lugares do mundo, considerando a mesma proporção de terra.   Por isso, se você tem um agronegócio, o crédito rural é uma ótima solução para expandir o seu empreendimento.

Qual a importância de uma cooperativa de crédito?

As instituições financeiras têm o seu protagonismo reconhecido graças aos benefícios oferecidos aos cooperados, que são as pessoas que fazem parte dessa entidade.

Entre as diversas vantagens, é valido ressaltar que nessas instituições todos os cooperados têm suas participações reconhecidas, independente de sua posição no capital social da identidade. Com isso, a característica que mais define o valor dessas cooperativas e a integração de seus cooperados por meio de uma assessoria, que visa ajudar pessoas que pertencem a um sistema em comum.

O que é o PRONAF?

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é um estímulo. (Foto: Divulgação)

O PRONAF é sigla utilizada para representar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O seu objetivo principal é incentivar a melhoria para a mão de obra familiar presente nas atividades rurais. Para participar, é necessário que os agricultores enquadrem-se em alguma dessas 03 categorias:

Grupo A

Esse grupo é destinado aos agricultores familiares que já contemplaram dos benefícios oferecidos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou que tenham participado do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). No entanto, para fazer parte desse enquadramento, os agricultores não poderão ter contratado investimentos do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera) nem o limite de operações ou valor de crédito voltado à estruturação pelo Pronaf;

Grupo B

É o grupo que tem como objetivo classificar os beneficiários que antecipam o pedido da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com renda bruta familiar de até R$ 20 mil nos últimos 12 meses e não apresentem contratação de assalariado permanente;

Grupo A/C

Esse grupo reúne os beneficiários do PNCG ou assentados pelo PNRA, que  tiveram um contrato com  a primeira operação no grupo A e não solicitaram financiamento de custeio.

Quais são as outras modalidades de crédito rural?

Como as atividades rurais podem ser as mais variadas, logo, às formas de crédito devem contrastar de acordo com cada modalidade. Sendo assim, destacam-se as seguintes:

  • Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp): Tem como objetivo admitir a contratação de operações de custeio agrícola ou pecuário e investimento;
  • Funcafé: abrange o custeio do ciclo produtivo e estocagem da produção de café;
  • Moderfrota: facilita a compra de equipamentos para beneficiamento da produção de café e outras máquinas, sendo elas tratores, plataformas de corte, colheitadeiras, entre outras;
  • Moderagro: tem como objetivo ajudar com financiamento de projetos de expansão, visando a produtividade e modernização para o setor agropecuário, custeando também ações voltadas para a recuperação do solo e defesa animal;
  • Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA): essa instituição ajuda com o financiamento de cooperativas rurais e produtores para ampliar, construir, modernizar ou reformar armazéns;
  • Inovagro: voltada para tecnologia, essa instituição financia inovações tecnológicas dentro de propriedades rurais para aumentar a produtividade e melhorar a gestão.

O que você achou dos benefícios oferecidos ao produtor rural? Esse artigo ajudou você a entender basicamente a importância deles?

Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 7

Saiba quais são os benefícios oferecidos ao produtor rural

Comente