Pagamento de Bolsa Família Para Estrangeiros é Possível? Entenda

Será que o pagamento de Bolsa Família para estrangeiros é possível? O programa do Governo Federal brasileiro visa a auxiliar famílias em situação de miséria. Acompanhe.

O Programa Bolsa Família oferece um benefício médio no valor de R$ 167 para os inscritos, pessoas que comprovem sua baixa renda e dentro dos critérios estabelecidos para o ingresso. E estrangeiros que moram no Brasil podem receber o PBF? Sim, eles podem. Saiba mais.

Para ter direito ao Bolsa Família, o estrangeiro precisa providenciar uma documentação. (Foto: Divulgação)

Bolsa Família Para Estrangeiros é Possível com Documentação

No Programa, o estrangeiro tem o mesmo direito que o cidadão nascido no Brasil, desde que ele atenda aos mesmos critérios. São alguns deles:

1 – O estrangeiro deve estar morando legalmente no Brasil.

2 – Deve apresentar pelo menos um documento de identificação para validar o seu cadastro, como o CPF ou carteira de trabalho.

3 – Ter residência fixa e se comprometer em atualizar o seu cadastro sempre que houver alguma mudança.

4 – Após preencher o cadastro, seu perfil será avaliado como o de qualquer outro inscrito para participar do Programa Bolsa Família.

5 – É necessário que tenha renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O Programa Bolsa Família é um direito de todos aqueles que se encontrem em necessidade extrema de suporte para a sua sobrevivência e a de sua família. É uma quantia para ajudar na subsistência.

Por isso, o estrangeiro que é acolhido pelo País pode solicitar o benefício e se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Programa).

Todo estrangeiro, acolhido pelo Brasil, tem direito ao Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

Informações Para Imigrantes

Os estrangeiros devem buscar apoio junto ao Centro de Referência e Acolhida Para Imigrantes. Lá, eles terão informações e dicas para se estabelecerem no País e poderem iniciar uma nova vida, de forma legal e com a intermediação brasileira.

Além disso, os imigrantes podem ser encaminhados para buscarem benefícios assistenciais e até cursos de inglês e de qualificação, que o ajudarão nessa fase em um país de língua estrangeira e com a necessidade de conseguir emprego.

Apoio jurídico e psicológico também estão à disposição, independentemente da nacionalidade e em quais situações chegou ao Brasil. O objetivo é ajudar a dar um direcionamento a essa família e evitar a exploração do seu trabalho.

Há muito ainda a ser feito para beneficiar o imigrante que busca novas oportunidades e que, muitas vezes, chega ao País em condições desfavoráveis, a exemplo dos refugiados.

Ainda não há muitos programas específicos para amparar imigrantes. (Foto: Divulgação)

Não há programas específicos para essas situações no momento. Por isso se dá a necessidade de procurar auxílio junto aos órgãos responsáveis por acolher o estrangeiro, como o Centro de Referência e Acolhida Para Imigrantes, o mais indicado.

O auxílio do Bolsa Família tem caráter universal e, por isso, não distingue a nacionalidade. Sua prioridade é tirar famílias da linha de máxima pobreza e incentivar que pais e responsáveis garantam seu benefício desde que respeitados os critérios do Programa.

Portanto, o pagamento de Bolsa Família para estrangeiros é possível sim e, inclusive, já atende milhares de famílias imigrantes no Brasil.

Para mais informações, consulte o site do Governo Federal.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 13

Pagamento de Bolsa Família Para Estrangeiros é Possível? Entenda

Comente