Lista Bolsa Família 2019: consulta aos nomes dos beneficiários

Veja como consultar a lista Bolsa Família 2019, uma relação que reúne os nomes dos beneficiários e a situação cadastral no programa.

A lista Bolsa Família 2019 é um conteúdo de acesso público, ou seja, qualquer pessoa pode consultar a relação através da internet para verificar os nomes dos beneficiários por município e os valores pagos. Essa consulta só é possível graças a lei que criou o programa (Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13).

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal. Ele oferece assistência financeira às famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Todos os anos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) atualiza a lista de beneficiários do Bolsa Família e disponibiliza esses dados para um serviço de consulta pública.

Lista de beneficiários do Bolsa Família 2019

O acesso público à lista de beneficiários do Bolsa Família é uma forma encontrada pelo governo de facilitar a realização de denúncias, ligadas ao programa ou às irregularidades. Essas informações estão servindo, inclusive, para passar um “pente fino” nos cadastros ativos.

Cabe aos municípios divulgar, a cada ano, a lista de beneficiários do Bolsa Família. As informações disponibilizadas a população em geral são: nome do responsável familiar, número de identificação social (NIS) e valor do benefício.

A lista do Bolsa Família é mensal, portanto, de um mês para o outro podem surgir novos nomes de beneficiários. Cabe unicamente ao setor responsável pelo programa em cada cidade atualizar as informações de acesso público.

Passo a passo para a consulta pública pela internet

Página da Caixa para consulta pública do Bolsa Família.

O método mais antigo de consulta online à lista Bolsa Família é pelo site da Caixa Econômica Federal. Confira:

Passo 1: Abra o navegador Internet Explorer.

Passo 2: Acesse a área de Benefícios Sociais no site da Caixa.

Passo 3: Escolha uma das três possibilidades de consulta: por UF, por município ou por família.

Passo 4: Na consulta de benefícios por UF, você deve selecionar o estado, clicar no mês desejado e no ícone “consultar”. Imediatamente o sistema mostrará o número de famílias beneficiadas e a quantidade de dinheiro transferida através do programa.

Passo 5: No formulário por município, é necessário selecionar o estado, o município e o mês da folha de pagamento. Feito isso, clique em “consultar” para visualizar o número de famílias beneficiadas na cidade. Ao clicar em download, é possível baixar a lista com os nomes responsáveis familiares.

Passo 6: Na consulta por família beneficiada, é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar, bem como o seu nome completo. Clique em “consultar”. O sistema da Caixa mostrará o nome do responsável, a data de nascimento, a cidade e a situação do benefício. Esse tipo de consulta permite saber, por exemplo, se o Bolsa Família foi cancelado.

Consulta online pelo Portal da Transparência

Portal da Transparência permite a consulta a lista de beneficiários.

O site da Caixa Econômica Federal não é a única opção. A lista Bolsa Família por município pode ser consultada através do Portal da Transparência, uma plataforma digital criada pelo Governo Federal com o objetivo de mostrar como o dinheiro público é aplicado. Veja a seguir o passo a passo de como fazer a consulta:

Passo 1: Acesse o site www.portaltransparencia.gov.br.

Passo 2: No menu principal, clique no item “Consultas Detalhadas”. Escolha a opção “Benefícios ao Cidadão”.

Passo 3: Na lista de filtros, marque “Bolsa Família” em “Tipo de Benefício”. Depois, defina o nome da sua cidade no item “Município”. Clique em “Consultar”.

Passo 4: Defina o período em que você deseja consultar os pagamentos do Bolsa Família na cidade (mês/ano). Depois, clique no link “Detalhar”.

Passo 5: Uma página com a lista do Bolsa Família será exibida. O sistema mostra o nome completo de cada beneficiário, bem como o número do NIS, alguns números do CPF e o valor disponibilizado no período. Para conferir informações específicas sobre o benefício de um cidadão, é só clicar em “Detalhar”.

Passo 6: Na página exclusiva de cada beneficiário, é possível consultar os valores pagos pelo programa Bolsa Família, mês a mês. A quantidade de dependentes também está disponível para consulta.

Passo 7: Ao acessar a lista pelo Portal da Transparência, é possível fazer o download da tabela com até 1000 registros ou imprimir.

Fica a dica!

O Portal da Transparência é mais moderno e fácil de mexer do que o site da Caixa Econômica Federal. Além disso, ele permite realizar consultas em qualquer navegador e não só no Internet Explorer.

Ficou alguma dúvida sobre como ter acesso a lista de beneficiários? Deixe um comentário. Você também pode entrar em contato pelo telefone 0800 707 2003 e pedir mais informações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 16

Lista Bolsa Família 2019: consulta aos nomes dos beneficiários

24 comentários

  • Daiana:

    Oie tudo bem meu bolsa família foi cancelado aí fui atrás eles falaram que era PK eu recebia uma renda maior que permitido aí mostrei carteira de trabalho ele ligaram para um lugar e me falaram que foi engano aí dos o cadastro tudo de novo para atualizar agora liberou de novo eu consigo receber esse 2 meses que eu perdi PK eles cancelaram por um erro o CRS me falou isso eu tenho direito de receber 2meses que fikei sem resever

    Responder
  • Yanka:

    Queria saber ser eu fui contemplada no bolsa família

    Responder
  • Ana Maria D’Oliveira:

    Oi eu fiz minha atualização no mês três de 2016 aí meu benefício foi liberado no mês de julho de 2016 aí quando foi no mês de novembro cancelaram novamente meu benefício aí liguei no MDS pra me informar o que tinha acontecido aí me falaram q minha renda tava maior q o permitido por família aí pediram pra eu procurar setor do bolsa família onde tinha feito o cadastro para nova atualização aí eu e lá me informaram a mesma coisa aí eu falei impossível pq eu ainda continuo desempregada e sem renda nenhuma é só meu irmão q me ajuda com 450,00 para poder pagar meu aluguel e o alimento a igreja q me fornece e remédios só se estiver no posto quando tem pq é difícil ter mas tudo bem fiz a atualização novamente em janeiro de 2017 resumindo tudo gostaria de saber que o meu benefício vai ser liberado pq eu dependo dele pra pagar água e luz pois eu junto latinhas pra poder completar os 85,00 reais q eu ganhava do bolsa família e agora eu me sem noção porque estou sem receber desde novembro de 2016 e até agora eu não consegui emprego e me vejo em uma situação muito difícil pois esses 85,00 reais que eu recebia era pouco mas me ajuda e muito e a cada mês que eu recebia eu sempre agradecia a Deus aguardo resposta obrigada

    Responder
  • Luana de Souza da Silva nascimento:

    Ola bom dia eu recebo o benefício bolsa família mais este mês de janeiro e fevereiro de 2017 foi bloqueado e fui ate o Cras da minha cidade e não resolveu nada ate agora estou desempregada precisando muito ainda mais estes meses que tem que comprar material escolar para meu filhos me ajudem a resolver este problema obrigado

    Responder
  • Maria José inacio da Silva:

    Olá Boa noite! O bolsa família está bloqueado desde Outubro de 2016 pós já fiz a atualização de todos os meus dados mas até agora não foi liberado gostaria de saber se vai ou não ser liberado novamente?

    Responder
  • eldinara:

    oi boa noite .gostaria de dizer para vc q desde janeiro meu beneficio foi cortado nao tenho emprego meu esposo recebe so um salario minimo. e fui procura uma acistenia social na cidade em posto da mata ai disseram q era por causa do meu esposo mais um salario minimo nao da para uma família viver não então gostaria de perguntar se vcs podem fazer alguma coisa ao meu favor

    Responder
  • Audilena Martins Nazare:

    O meu bolsa familia foi bloquedo a três anos e desde qndo foi cancelado eu tenho corrido atras pra resolver e nada,o pessoal do CRAS so me dizem q tenho q voltar de dois em dois meses.Tava acusando q eu ganhava mais de 2.000 reais agora como q eu ja estou com 2 anos desempregada,esse beneficio me ajuadaria muito pois meu esposo tambem esta desempregado e nao temos como comprar o material escolar dos meus tres filhos….Gostaria de saber se pode ser resolvido em outro setor q nao seja o CRAS pq por lá ja to a três abos pelejando e nada….Fico grata pela resposta

    Responder
  • Elizabeth Teixeira de Almeida:

    Boa tarde gostaria de saber o número do meu nis pois perdi o número

    Responder
  • marlene dos reis:

    O meu beneficio foi cancelado novembro 2016 elas mandam passar no cras todo dia 5para ver se vou receber.

    Responder
  • Celsolaurentino:

    Oi minha sogra e posentada gostaria de saber se ela tem direito oa parelho de tv

    Responder
  • Maria da guia:

    Boa noite tenho uma menina de 3 anos e um menino de 15 ano e tou gravida de 7 mês quanto devo receber do bousa família

    Responder
  • Elissandra da Conceição Martinho:

    Oi eu tenho duas filha que estudam em escola pulblica a quatro anos fui cortada só porque meu marido estava com a carteira fixada , mas a dois anos que ele ta desempregado então seria uma ajuda esse beneficio já fui no kras da minha cidade mas ate agora nada o que eu devo fazer para volta a receber o benefício?

    Responder
  • Aguimário José Almeida de Santana:

    tenho 64 anos estou desampregado a 2 anos 3meses nao tenho nem uma renda faco algum bico quando acho me cadastrei no programa bolsa familia e não sei se terei direito ou não me infome por favor
    sou Aguimario

    Responder
  • Sara:

    Ola sou sara meu bolsa foi cancelado ja fiz atualizaçao desde dezembro quando vou pesquisar saldo so vive aparecendo que ta atualizando porque.

    Responder
  • Maridalva:

    Gostaria de saber se meu bolsa família foi contemplado.

    Responder
  • Daniela:

    Não consigo acessar a página da Caixa para ver a situação cadastral

    Responder
  • denise alves da silva:

    queria saber se fui beneficiada fiz meu cadastro em jardim e piranhas RN e até agora nada mim dê uma resposta .

    Responder
  • katly dos santos garcia:

    eu quero saber pq até hoje nao recebo

    Responder
  • katly dos santos garcia:

    queria saber pq até hoje nao recebo bolsa familia oh que ja recadrastei o bolsa família

    Responder
  • Clara:

    Queria saber se quem recebe o bolsa familia tbm pode receber o renda cidadã???

    Responder
  • Daiana de sales do nascimento:

    Bom dia desculpa botei até o mês errado porque estou muito nervosa fiz um cadastro do bolsa família
    Dia 24 de maio de 2017 e até agora não tive nenhum resposta ligo direto para o CRAS de primavera e eles dizem que ainda não chegou porque esta fora do sistema oque eu faço tou desempregada meu marido também é ainda estou morando de favor em uma casa que minha sogra emprestou a gente é ela que tá ajudando nos alimentos pois esta muito difícil viver assim
    Preciso de uma resposta é uma

    Responder
  • Sarylane Pereira da Silva:

    Quero saber quando é que o meu vai ser liberado eu fiz no dia 04 de dezembro de 2017 tou só esperando..??

    Responder
  • Viviane Queiroz Leal:

    Queria saber se vai ter aumentos

    Responder
  • Gerusa de Moura Amorim:

    Moro em Brasília e não recebi o meu de outubro como faço pra receber.

    Responder

Comente