Aplicativo Caixa Trabalhador: consulta ao PIS, FGTS e muito mais

Com dispositivos móveis é possível consultar informações sobre PIS, Seguro e FGTS

A tecnologia tem sido utilizada cada vez mais para facilitar a vida do cidadão. E um exemplo disso é o Aplicativo Caixa Trabalhador criado pela Caixa Econômica Federal para oferecer maior comodidade e agilidade ao usuário, sendo assim fundamental em uma época em que o tempo se tornou cada vez mais requerido.

O aplicativo Caixa Trabalhador permite consulta ao FGTS

Bastam alguns dados para acessar a sua conta no app Caixa Trabalhador. (Foto: Divulgação).

O Aplicativo Caixa Trabalhador pode ser utilizado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por exemplo, permitindo que, com apenas um toque, o usuário possa ter acesso a informações sobre o PIS, Seguro desemprego, bem como conferir os calendário de pagamentos, consultar extratos, parcelas e demais dados sobre benefícios.

Além disso, o aplicativo oferece a possibilidade de o usuário fazer a simulação do cálculo do abono salarial. Para isso, o usuário deve apenas informar o valor do seu salário mensal e os meses já trabalhados. Assim, com base nesses dados fornecidos, o usuário com o aplicativo pode saber de antemão quanto deve receber.

O aplicativo também oferece um conjunto de informações que servem como dicas de orientação financeira ao usuário, através da opção “Educação financeira” do Caixa Trabalhador.

Por meio do aplicativo, além dessas consultas que podem ser realizadas, é possível localizar a agência mais próxima de você caso seja necessário algum atendimento presencial.

O Aplicativo Caixa Trabalhador consegue cruzar todas as informações do usuário por meio das informações fornecidas através do NIS/PIS, que deve ser informado assim que o aplicativo for instalado no dispositivo móvel. Para baixar o aplicativo é muito simples. Veja abaixo como proceder:

Como instalar o Aplicativo Caixa Trabalhador

É possível baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador do dispositivo móvel de modo muito simples. Siga o passo a passo:

1 – Por meio do dispositivo móvel, acesse a loja de aplicativos. Esta pode ser tanto o Google Play ou o App Store, dependendo de qual seja o tipo do dispositivo que o usuário possui;

2 – No espaço destinado para pesquisa na loja de aplicativos digite “Caixa Trabalhador” e, em seguida, clique no botão “instalar”. Para realizar o download o usuário deve aceitar as condições de uso do aplicativo, pressionando o botão “aceitar”;

3 – Ao finalizar a instalação, clique no botão “Abrir” e informe o número do NIS/PIS, é com base nas informações fornecidas por este número que o aplicativo poderá apresentar ao usuário os dados necessários.

Com o aplicativo já instalado, basta seguir as opções que são apresentadas pelo aplicativo de acordo com a necessidade do usuário. Como já dito anteriormente, o Aplicativo Caixa Trabalhador, oferece possibilidade de consultas do Seguro desemprego e PIS/Abono Salarial. Para consultar essas as opções, veja a seguir:

Como consultar o PIS/Abono Salarial no Aplicativo

Antes de entrar nesta opção do aplicativo, o usuário deve cadastrar uma senha. Esse passo serve para manter a segurança dos dados do usuário. Para tanto, após informar o número do PIS/NIS, o usuário deve:

1- Clicar em “Primeiro Passo”;

2- Ler e aceitar os termos para o uso do aplicativo;

3 – Clicar no botão “Próximo’

4 – Cadastrar uma senha.

Em seguida, basta clicar na opção PIS/Abono Salarial e navegar por entre as opções apresentadas ao usuário, como é o caso da situação atual do beneficiário e o calendário de pagamentos. A interface do aplicativo é acessível e de fácil interação.

Como consultar o Seguro desemprego no Aplicativo

Com uma interface amigável, navegar pelo aplicativo é muito fácil. Para ter acesso às informações sobre o seguro desemprego basta clicar a opção disponível, e seguir os passos desejados.

Mas é importante lembrar que para utilizar esta opção, o trabalhador precisa se enquadrar dentro das condições necessárias para ter garantido o direito ao seguro desemprego. Veja quais são:

  • Ter sido dispensado do serviço sem justa causa;
  • Trabalhador resgatado de condições análogas à escravidão;
  • Pescador durante o período de defeso;
  • Trabalhador com atividade laboral suspensa em razão de participação em curso ou qualificação profissional.

É possível consultar o FGTS no Aplicativo Caixa Trabalhador?

Para consultar as informações referentes ao FGTS, o usuário deverá instalar outro aplicativo. Isso significa que por meio do Aplicativo Caixa Trabalhador, não será possível acessar dados sobre o Fundo de Garantia.

Para isso, é necessário que outro aplicativo seja instalado, utilizando o mesmo procedimento necessário para instalar o Caixa Trabalhador. O aplicativo se chama APP Trabalhador.

Por meio dele, é possível que o usuário consulte valores, acompanhe informações sobre depósitos além de ser possível ainda atualizar dados cadastrais e localizar a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima, caso necessite de algum atendimento presencial.

Vale destacar que os aplicativos contribuem com o meio ambiente, visto que não há necessidade de realizar consultas como é o caso dos extratos FGTS imprimindo as informações. Basta clicar nas informações e, caso deseja, salvar as informações em formato PDF e enviar, por meio do próprio aplicativo, para o endereço de e-mail informado.

Restou alguma dúvida sobre o Aplicativo Caixa Trabalhador? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Aplicativo Caixa Trabalhador: consulta ao PIS, FGTS e muito mais

Comente