Consulta Bolsa Família pela internet: passo a passo

Conheça as principais formas de consultar as parcelas de pagamento do Bolsa Família pelo celular, tablet ou computador.

A consulta ao Bolsa Família pode ser realizada pela internet, através do notebook, tablet ou smartphone. Basta acessar os sites que oferecem esse serviço online ou contar com o app oficial do programa social. Veja o passo a passo e tire suas dúvidas.

Não é preciso comparecer a nenhuma das agências da Caixa para verificar a quantia disponível na conta. Os beneficiários do PBF podem consultar os valores e pagamentos via internet, com total comunidade e segurança. Qualquer outra pessoa que queira se informar sobre a transferência de renda do programa também pode fazer uma consulta pública.

As famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família recebem mensalmente um auxílio em dinheiro que é depositado na conta bancária do titular de cada família, sempre através da Caixa Econômica Federal. Para facilitar o acompanhamento desses valores, o banco criou ferramenta digitais, onde todas as famílias podem consultar a quantia disponível na conta Bolsa Família sem precisar sair de casa.

Meios de realizar a consulta ao Bolsa Família

A consulta do Bolsa Família pela internet pode ser feita de quatro formas: no site da Caixa, pelo Portal Transparência, pelo internet banking e no aplicativo do Bolsa Família. O acesso é gratuito para todas as famílias inscritas no programa.

Site da Caixa

Confira o passo a passo de como fazer consulta online ao Bolsa Família pelo site da Caixa Econômica Federal, também conhecido como SIBEC:

1º Passo: Acesse a página de Benefícios Sociais da Caixa.

Página da Caixa para consulta Bolsa Família pela internet.

2º Passo: Clique na opção “Consulta de benefícios por família”.

3º Passo: No campo em branco, insira o número do NIS (impresso no cartão Bolsa Família) e aguarde o nome do titular da família aparecer no campo ao lado.

4º Passo: Clique na opção “consultar” para verificar qual a quantia disponível na conta.

O serviço de consulta pública da Caixa funciona bem em todos os navegadores, desde que se tenha conhecimento do número do NIS. Se a consulta for realizada por município ou estado, o serviço trava, principalmente quando o acesso não é feito através do navegador Internet Explorer. Por esse motivo, a consulta pública pelo Portal Transparência apresenta uma performance superior, sem falar que também gera resultados com mais detalhes.

Internet Banking

O titular do Bolsa Família, que recebe o benefício por meio da Poupança Caixa Fácil, conta não só com um cartão de débito para administrar o seu dinheiro, mas também com o serviço de internet banking.

Para ter acesso aos pagamentos com praticidade, basta instalar o app da Caixa no smartphone, fazer o cadastro de usuário e senha e realizar as consultas com rapidez. Esse serviço permite verificar saldos, extratos e as compras efetuadas com cartão de débito, sem qualquer tipo de custo para manter a conta.

Portal Transparência

O Portal Transparência mostra como o dinheiro público é distribuído. Qualquer cidadão tem acesso ao sistema de consulta, sem a necessidade de criar usuário ou senha. Veja como o passo a passo é bem simples:

1º Passo: Acesse a página inicial do Portal Transparência.

2º Passo: No menu “Políticas Públicas”, que fica no canto direito da tela, clique no símbolo da lupa que antecede “Benefícios ao cidadão”.

3º Passo: Na parte de “Filtros”, acesse “tipos de benefício” e selecione “Bolsa Família”. Clique no botão “adicionar”. Você também pode filtrar os resultados por período, estado, município e valor.

4º Passo: Clique em “Consultar” para que o sistema possa apresentar os resultados.

5º Passo: Para obter mais informações sobre os valores pagos em um determinado período na localidade, clique em “detalhar”.

6º Passo: O portal mostrará os nomes dos titulares do Bolsa Família no município, bem como o valor repassado para cada um deles e o número do NIS. Clique novamente em “detalhar” para obter mais informações.

 

7º Passo: O sistema exibirá na tela seguinte uma relação com os pagamentos efetuados, mês a mês, a partir de 2013. Dados como nome completo do titular e número de dependentes e valor recebido em todo o período também constam na plataforma.

8º Passo: Após a consulta, se você julgar o pagamento do benefício como indevido, pode fazer uma denúncia. Basta descer um pouco a barra de rolagem.

App do Bolsa Família

Com o aplicativo do Bolsa Família para celular, o acesso a conta se torna ainda mais simplificado. Através dele é possível verificar não só os valores depositados mês a mês como também as datas previstas para pagamento, a situação do seu Bolsa Família, novidades sobre o programa, períodos de recadastramento, mudanças nas regras e muito mais.

1º Passo: Para instalar, basta encontrar no seu aparelho o ícone da loja de aplicativos, que pode ser a Google Play ou Apple Store, já que o app Bolsa Família está disponível para celulares Android e iPhone.

2º Passo: No campo de busca por aplicativos, digite Bolsa Família. O ícone do app aparecerá na tela em amarelo e verde. Selecione, verifique se o nome da Caixa Econômica Federal também aparece na tela e só então, clique em “instalar”.

3º Passo: Após fazer o download do aplicativo Bolsa Família, ele é instalado e configurado com suas informações pessoais. No primeiro acesso é necessário informar o número do NIS, que permanecerá gravado no celular e não será mais solicitado em outras consultas.

4º Passo: Logo na primeira tela, o aplicativo mostrará se o benefício do mês vigente está liberado para saque ou não. Também é possível consultar as parcelas liberadas e os respectivos valores.

Sobre o Bolsa Família

Criado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família é um dos principais programas sociais do governo federal. Ele é um direito de todas as famílias com renda de até R$ 178,00 por pessoa. O valor pago para cada um dos inscritos no programa depende exclusivamente do número de componentes da família e da idade de cada um.

Para verificar se a sua família também pode ser beneficiada com o Bolsa Família, compareça em uma das unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistencial Social) do seu município com os documentos de todos os membros do núcleo familiar.

Achou fácil fazer a consulta ao Bolsa Família pela internet? Utilize esses serviços online e fique por dentro do seu saldo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 5

Consulta Bolsa Família pela internet: passo a passo

Comente