Disque 121: número do Bolsa Família para ligar de celular

Novo canal de atendimento do Ministério da Cidadania pode ser acessado através de telefone móvel.

Até pouco tempo atrás, os beneficiários de programas sociais do governo dependiam de um 0800 para acionar a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A ligação não cobra tarifa, mas só pode ser realizado por telefone fixo. Agora, a grande novidade do governo é o Disque 121, número do Bolsa Família para ligar de celular.

O programa Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, responsável por ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os beneficiários costumam ter dúvidas sobre pagamentos, bloqueios, renovação de cadastro, entre outras questões, por isso entram em contato por telefone para obter esclarecimentos ou comparecem pessoalmente ao CRAS mais próximo.

Para que serve o Disque 121?

O número do Bolsa Família para ligar de celular é 121.

O Disque 121 é a nova central de relacionamento do Ministério da Cidadania, que cuida do Bolsa Família e outras ações sociais do Governo Federal, que pertencem ao Cadastro Único. Ele começou a funcionar neste mês de julho, aceitando ligações realizadas de telefones móveis de todo país.

O novo canal de atendimento não é exclusivo do Bolsa Família. Ele também fornece informações sobre outras áreas de atuação do Ministério da Cidadania, como esporte,  cultura e combate às drogas. Através desse telefone a população pode participar ativamente das políticas públicas da pasta.

Número do Bolsa Família para ligar de celular: veja como usar

Veja abaixo o passo a passo para para utilizar o novo número de telefone:

Passo 1: Ligue 121 do seu aparelho de telefone móvel.

Passo 2: Digite 1 para tratar sobre os programas do desenvolvimento social do Ministério da Cidadania, que no caso inclui o Bolsa Família.

Passo 3: O cidadão deve digitar 1 novamente.

Passo 4: Há cinco opções de atendimento nessa etapa da ligação. Quem deseja obter informações sobre o benefício deve digitar 1. No caso de um novo cartão do Bolsa Família ou esquecimento de senha, a orientação é apertar a tecla 2 do celular. Gestantes que desejam consultar o direito ao benefício variável devem digitar 3. A tecla 4 trata sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por fim, a tecla 5 é destinada aos agricultores que necessitam de informações.

  • Informações do benefício

Após escolher a opção 1, que trata das informações sobre o benefício, digite o número do NIS pausadamente. Ele é composto por 11 dígitos. Aguarde na linha. Se o número não for encontrado, a ligação é transferida para um atendente.

  • Novo cartão e desbloqueio

Ao apertar a tecla 2, você precisa escolher entre duas opções: 1 se recebeu um novo cartão e 2 se esqueceu a senha. Nos dois casos, é possível receber informações sobre como proceder para sacar o benefício.

  • Gestante

Nesse caso, a ligação deixa de ser automática e a cidadã tem a oportunidade de conversar com um atendente para esclarecer suas dúvidas sobre o benefício variável.

Outras possibilidades de atendimento

O novo telefone da central de relacionamento tem outros serviços interessantes, como a abertura para registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões de melhorias. Além disso, os cidadãos podem ligar para 121 para buscar tratamento de familiares que sofrem de dependência química. O atendimento de combate às drogas fornece informações sobre os serviços de apoio ao usuário de drogas na cidade em questão.

Agora você não depende apenas do telefone 0800 707 2003. O que achou do novo número do Bolsa Família para ligar de celular? Ainda tem dúvidas sobre a central de atendimento? Deixe um comentário. Você também pode consultar informações no site oficial do MDS.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 3

Disque 121: número do Bolsa Família para ligar de celular

Comente