Número do Bolsa Família: onde achar e como consultar

É possível encontrar o NIS do bolsa família pela internet ou pelo telefone

O Número de Identificação Social (NIS), é o número do Bolsa Família que identifica cada um dos beneficiários. Ele está presente no Cartão Cidadão, recebido pelo beneficiário poucas semanas após ter sido aprovado para receber o benefício.

O Bolsa Família é o maior programa social do país. Por meio dele, milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade passaram a ter direito a um acréscimo na renda familiar, possibilitando uma vida mais digna. Porém, embora o Programa já tenha mais de 15 anos de existência, ainda é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre o funcionamento de suas ferramentas

E uma dessas dúvidas é exatamente sobre como consultar as informações disponíveis sobre o programa, ou seja, dados sobre depósitos, cadastro, entre outras informações úteis para que o beneficiário passa acompanhar o andamento do Programa ao qual tem direito.

O número do Bolsa Família é individual e serve para identificação de cada titular.

O número do Bolsa Família pode ser consultado pela internet ou por telefone. (Foto: Divulgação).

Após entrar com o pedido para participar do Programa do Governo Federal e ser aprovado para ser um beneficiário, este deve acompanhar o andamento dos depósitos por meio de consultas através do número do Bolsa Família.

Porém, como o Cartão Cidadão não é obrigatório para que o beneficiário receba o Bolsa Família, é possível que aquele que não o possua não saiba como consultar o número do NIS do Programa. Para tentar ajudar a sanar essa dúvida, veja a seguir como fazer para fazer essa consulta.

Entenda o que é o NIS e o Número do Bolsa Família?

O número do NIS foi criado para identificar os cidadãos que recebem benefícios como o FGTS, Seguro desemprego, abono salarial, bem como o próprio Bolsa Família. O NIS é gerado quando é feito o CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais, por meio do qual é possível encontrar informações cadastrais como dados pessoais e trabalhistas do cidadão.

Por meio dele o Governo Federal tem acesso às informações sobre aqueles trabalhadores que vivem na informalidade e que, por isso, não fazem contribuição junto ao INSS.

Assim, como já dito anteriormente por meio do NIS é possível:

  • Realizar consultas e até mesmo saques do Programa Bolsa Família, bem como do Abono salarial
  • Consultar dados sobre o INSS;
  • Consultar informações sobre o FGTS
  • E até mesmo fazer solicitação para a obtenção do Seguro Desemprego.

No que se refere ao Bolsa Família, o número do Bolsa Família (NIS) é possível que o beneficiário obtenha informações sobre, valores, prazos para depósito, e manter o controle sobre um direito que é garantido.

Como fazer a consulta ao Número do Bolsa Família

Para consultar o número do Bolsa Família é muito simples e pode ser feito diretamente pela internet. Para isso, basta o beneficiário acessar o site oficial do CNIS, e seguir os passos abaixo:

1 – Clique na opção ‘Cidadão’;

(Foto: Divulgação).

2 – Na página seguinte, clique na opção “Inscrição”;

3 – Escolha a opção “Filiado”.

(Foto: Divulgação).

4 – Na caixa que será aberta, o beneficiário deverá preencher um formulário com as seguintes informações:

  • Nome completo do filiado (nome do titular do Bolsa Família);
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento do filiado;
  • O número do CPF.

5 – Em seguida o código de confirmação com números e letras aleatórios mostrados na caixa azul devem ser digitados por você no campo indicado. Feito isso, clique no botão “continuar”.

(Foto: Divulgação).

6 – Por fim, uma outra tela será aberta com todos os dados sobre o beneficiário, incluindo o número do NIS, ou seja, o número do Bolsa Família.

7- Também pode ocorrer de aparecer uma pequena caixa vermelha na parte superior dessa mesma tela, com texto informando o número do seu NIT, que é o mesmo número do NIS.

(Foto: Divulgação).

Consultar NIS na Carteira de Trabalho

O beneficiário do Bolsa Família que já teve alguma experiência de trabalho com carteira assinada, possui o número do NIS anotado na CTPS.

Para conferir, basta abrir a carteira de trabalho na página com o título Anotações Gerais. Lá você encontra informações sobre o seu cadastro como participante do PIS e uma sequência numérica composta por 11 números, esse é o seu NIS.

Consulta pelo Telefone

Também é possível fazer a consulta do número do Bolsa Família através do número de telefone disponibilizado pelo Programa do Governo Federal. Basta que o beneficiário ligue gratuitamente para o número 135 e informe os dados que serão solicitados pelo atendente para conseguir a informação sobre o número do NIS.

Também é importante frisar que além de gratuita o atendimento está disponível ao cliente 24 horas.

As informações que deverão ser informadas pelo beneficiário no momento do atendimento pelo telefone são:

  • O nome completo;
  • O número da Carteira de Identidade (consta na página da foto);
  • E o número do CPF.

Consulta de informações sobre o Bolsa Família

Para consultar qualquer informação sobre o benefício do Bolsa Família é necessário saber o número do NIS. Como já informado, você pode conseguir esse número através de uma consulta pelo site do INSS, pelo telefone do Bolsa Família ou na sua própria carteira de trabalho.

Já a consulta de informações sobre o seu Bolsa Família deve ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do programa Bolsa Família. Através dos dados do titular é possível ter acesso as datas de pagamento do benefício e ao saldo disponível para saque

Uma outra opção válida é consultar a situação do benefício por meio do Cartão Cidadão, basta se dirigir a um caixa eletrônico da caixa econômica mais próxima, ou até mesmo ir a uma casa lotérica. O Cartão Cidadão também possibilita a verificação de outros programas e benefícios sociais, como, por exemplo, o FGTS, o Abono Salarial e o Seguro Desemprego.

Restou alguma dúvida sobre como achar e consultar o Número do Bolsa Família? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Número do Bolsa Família: onde achar e como consultar

Comente