Aprenda como descobrir o número do NIS Bolsa Família

Você já ouviu falar do NIS Bolsa Família? Então saiba que esse número, composto por 11 dígitos, é fundamental para identificar a família na lista de beneficiários do programa. Leia a matéria e confira o passo a passo para descobrir o NIS.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, que melhora as condições de vida de mais de 14 milhões de famílias. Os beneficiários recebem um auxílio financeiro todo mês, que ajuda a arcar com os gastos relacionados à alimentação, saúde e educação. Para identificar cada família beneficiada, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome utiliza o NIS.

A consulta ao NIS Bolsa Família pode ser realizada pela internet. (Foto: Divulgação)

A consulta ao NIS Bolsa Família pode ser realizada pela internet. (Foto: Divulgação)

Número do NIS Bolsa Família

O Número de Identificação Social, conhecido pela sigla NIS, é um tipo de registro utilizado pelo Bolsa Família e outros programas sociais do Governo Federal, como a Tarifa Social de Energia, Telefone Popular, Carta Social e Água Para Todos.

Em outras palavras, o NIS pode ser considerado um verdadeiro “CPF do Bolsa Família”. Através dele, o MDS consegue ter acesso a todas as informações sobre uma determinada família, como número de membros, composição familiar e valor do benefício.

A família normalmente recebe o NIS assim que o cadastro no Bolsa Família é aprovado pelo gestor do município. A partir daí, todas as operações realizadas dentro do programa terão ligação com esse número.

Passo a passo para descobrir o número do NIS

Há, basicamente, três formas de descobrir o número do NIS Bolsa Família. Confira:

Pelo Cartão Bolsa Família

Encontre o número do NIS no cartão do Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

Encontre o número do NIS no cartão do Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

O NIS pode ser consultado no próprio cartão do Bolsa Família. Ele fica logo abaixo do nome do responsável familiar. Os 11 primeiros dígitos correspondem ao Número de Identificação Social. Já os dois últimos estão relacionados a via do cartão.

Pelo Cartão Cidadão

O cartão cidadão também apresenta o NIS. (Foto: Divulgação)

O cartão cidadão também apresenta o NIS. (Foto: Divulgação)

Outra forma de ter acesso ao Número de Identificação Social é através do Cartão Cidadão, um documento muito utilizado para receber benefícios trabalhistas e sociais. A sequência de 11 dígitos, registrada logo abaixo do nome do titular, é o mesmo do PIS e do NIS.

Pela internet

É possível realizar uma consulta online ao NIS Bolsa Família, basta acessar o Portal Transparência. Ao entrar no site, visualize o item “Transferências de Recursos”. Em seguida, marque o ano correspondente. Selecione “Favorecido” e escolha a opção “Pessoas Físicas”. Clique no botão “consultar”.

Consulta pelo Portal Transparência. (Foto: Divulgação)

Consulta pelo Portal Transparência. (Foto: Divulgação)

Na barra de pesquisa, digite o nome completo do titular do Bolsa Família e clique no botão “ok”. Feito isso, o sistema aplicará um filtro para encontrar o beneficiário em questão, o número do seu NIS e o valor total do benefício pago no ano.

Viu só como é fácil descobrir o NIS pela internet? Coloque o passo a passo em prática e verifique o seu número de identificação social.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 8

Aprenda como descobrir o número do NIS Bolsa Família

11 comentários

  • Patrícia:

    Olá meu é Patrícia fiz meu cadastro do bolsa família já fais uns quatro a cinco mês .
    É não recebi ainda fui no local onde fiz o cadastro lá eles falaram que tava só faltando ser liberado o dinheiro. Mas até hj não recebi nada .só queria saber se meu cadastro foi aprovado ou não.

    Responder
  • Silvana nascimento Benignno:

    sim tá liberado

    Responder
    • Michele Salgado:

      Eu fiz meu cadastro bolsa família e faz três meses e até agora o benefício está bloqueado, já não consigo nem visualizar porque o nis está sendo recuzado.
      Gostaria de saber o que aconteceu?
      Eu fui no Crás e eles falam que tá tudo certo, mas não tá é nada.

      Responder
  • Laura Aparecida Pereira Marques:

    Bom dia ! fui receber meu bolsa família no mês de novembro e dizia que teria que atualizar meu cadastro no SAS, sendo que fui atualizar no mês de outubro, um mês antes, tenho comprovante e o rapaz disse que estava tudo certo, mesmo assim bloquearam meus bolsa família, estou no serviço de uma amiga, por isso consegui mandar este e-mail, até então não tinha como me comunicar, preciso muito deste beneficio, pois, tenho laudo médico do neuro dos meus filhos e este beneficio me ajuda muiiiito !
    Preciso de resposta.

    Responder
  • Nara:

    ola! recebo so um salario mínimo moro com minha sogra pq não tenho casa própria tenho uma filha de 8 meses meu marido ta desempregado, sera qui posso receber bolsa família to precisando tanto

    Responder
  • Greice:

    Olá, fiz cadastro do bolsa família ,é meu esposo foi na agência e a moça viu que tinha dinheiro e como meu cartão ñ tinha chegado ela disse que eu poderia sacar com minha identidade, no outro dia fui até lá pra fazer o saco é ela me falou que ñ constava nada . Ñ aparecia nem que eu tinha feito cadastro . Tenho i número do nós nas quando tento acessar dia que ñ consta nada nesse numero. Gostaria de saber ia aconteceu.

    Responder
  • Mariza duarte:

    Então eu fiz o cadastro no cras mas elas não me falou nada se tenho direito de receber o bolsa família fizeram visita na minha casa estou nas dúvidas

    Responder
  • sueli migorança:

    eu fiz o cadastro mas não tive nenhuma resposta sobre o cadastro se foi aprovado ou não e se eu tenho direito ao kit do conversor

    Responder
  • sueli migorança:

    não recebi nada sobre o meu cadastro.

    Responder
  • Emerson roberto:

    minha esposa já era cadastrada no bolsa familia tenho duas criança estou desempregado há 6 meses, ela fez o recadastramento e até agora só enrolação com ela, não tem um comprovante que foi recadastrada como saber?

    Responder
  • VALDERUSCA ARAUJO:

    Preciso saber se eu fui ou não aprovada no bolsa familia

    Responder

Comente