Onde fica o número NIS na carteira de trabalho?

Saiba como identificar esse número na sua carteira de trabalho e veja outras formas de consulta!

Você ainda não sabe onde fica o número NIS na carteira de trabalho? Se a resposta for sim, não se preocupe! Pois, neste artigo explicaremos como consultar os dígitos que garantem o saque de inúmeros benefícios do governo.

Saiba onde fica o número NIS na carteira de trabalho e consiga consultar seus benefícios.

O número do NIS é anotado nas últimas páginas da carteira de trabalho. (Foto: Divulgação).

E para aprender o passo a passo dessa consulta através da sua carteira de trabalho e outros meios, como internet e telefone, acompanhe as informações a seguir.

Saiba onde fica o número NIS na carteira de trabalho e entenda para que serve!

O NIS é a sigla que corresponde ao Número de Identificação Social. Basicamente, a importância de saber onde fica o número NIS na carteira de trabalho está relacionada ao fato desse número conceder o recebimento de diversos benefícios sociais e trabalhistas.

Por isso, para os que desejam ser beneficiados pelo Bolsa Família,  fazer o cadastro no ID Jovem, no Seja Digital, consultar o saldo do Cartão Cidadãosacar o Abono Salarial,  dentre outros auxílios, o número desse registro é indispensável!

Onde fica o NIS na carteira de trabalho?

O número do NIS ou PIS pode ser encontrado na primeira página dos modelos novos da Carteira de Trabalho, na qual consta todos os detalhes de identificação do portador.

Vale lembrar que esse número estará em negrito, possuindo de dez a onze dígitos.

Agora nas Carteiras de Trabalho mais antigas, saiba que esse número estará registrado nas últimas páginas das carteiras.

Como eu faço para saber o número do NIS quando ele não está na carteira de trabalho?

Se esse número não estiver na sua Carteira de Trabalho, as formas de consulta para o NIS poderão ser realizadas a partir dos seguintes procedimentos:

Cartão Cidadão Caixa

Para saber o número do NIS pelo Cartão Cidadão Caixa não há segredos. Isso porque, os dígitos responsáveis pelo saque de alguns benefícios estão localizados logo abaixo do seu nome.

Agência da Caixa Econômica

Nessa opção de consulta é necessário apenas dirigir-se até alguma unidade da Caixa Econômica, portando os documentos de identificação de solicitante, como Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteiras de Órgãos de Classe; Identidade Militar; CTPS Carteira de Trabalho e Previdência Social (somente modelo novo).

Número do NIS pelo telefone

Para aqueles que não sabem onde está o número NIS na carteira de trabalho, outra opção válida é realizar a consulta pelo telefone. Nesse caso, só é necessário ligar no número 135 e informar os seus dados de identificação após escolher a opção 05.

Vale ressaltar também que há a possibilidade de saber o número do NIS pelo atendimento telefônico da Caixa Econômica Federal, para essa consulta ligue no número 0800 726 0207 e siga o passo a passo determinado.

Localize o número do NIS pela internet

Tanto para que estão mais habituados com as soluções digitais, como os que não estão, é importante saber que encontrar o número do NIS pela internet também é bem fácil, podendo ser feito pelos seguintes passos:

1º Passo: Você deverá acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com a página carregada vá até o campo “Inscrição” e clique no tempo “Filiado”.

2º  Passo:  Após clicar no campo “Filiado”,  será preciso digitar o seu nome completo em “Nome de Filiado”. Preencha também o nome completo da sua mãe.  Vale lembrar que ao preencher o seu nome e o da sua mãe, é importante que eles estejam iguais aos que estão redigidos na carteira de trabalho, mesmo que haja algum erro de digitação. Depois de disponibilizar os nomes requeridos, é necessário que você coloque o número do seu CPF e data de nascimento.  Preencha também o número do seu RG em traços ou hífen no campo de documentos complementares.

3º Passo: Com as devidas informações preenchidas, basta clicar em continuar. E por fim se todos os dados estiverem corretos, uma mensagem em vermelho aparecerá, informando que o seu cadastro já consta no CNIS. O número do NIS será aquele que aparece no final da mensagem.

Veja o que dá para fazer com o número do NIS em mãos:

Os benefícios de ter o número do NIS em mãos são garantidos pelas possibilidades de consultas online. Para descobrir o saldo do seu FGTS, por exemplo, basta entrar no site da Caixa Econômica ou acessar o aplicativo oficial do FGTS, disponibilizando esse número.

Qual a diferença entre o número do PIS e NIS?

A resposta para essa pergunta é bem simples, isso porque em relação aos dígitos não há nenhuma diferença entre o número do PIS, NIS e NIT. Contudo, o que diferencia tal registro é a base geradora.

O NIS é o número de identificação social, criado para aqueles que são cadastrados em benefícios sociais do governo. O PIS é o número utilizado para identificação em benefícios trabalhistas, como, por exemplo, o FGTS, o número do PIS é gerado somente após o primeiro registro em carteira.

E aí? Acha que gora ficou mais fácil saber como consultar o número do NIS para o saque do Bolsa Família entre outros benefícios sociais e trabalhistas? Compartilhe com a gente as suas dúvidas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Onde fica o número NIS na carteira de trabalho?

Comente