Como tirar e imprimir a 2ª via do CPF? 

O comprovante da segunda via do CPF pode ser gerado pelo site oficial da Receita Federal

O transtorno pelo qual passa o cidadão ao perder ou ter um documento roubado pode ser minimizado. Isso porque caso você tenha passado por uma daquelas situações e esteja precisando imprimir uma 2ª via do CPF, basta acessar o site oficial da Receita Federal sem precisar sair de casa e enfrentar longas filas.

Considerado um dos documentos mais importantes do país, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), tem como principal função reconhecer os contribuintes do imposto de renda. Por esta razão crianças a partir dos 12 anos já devem tirar este documento, pois estão incluídos na declaração do imposto de renda dos pais.

Portanto, isso significa dizer que nem todas as pessoas que possuem CPF declaram imposto de renda. Desse modo, existem dois tipos de processos para imprimir a 2º via do CPF: uma para que declara e outra para quem ainda não declara imposto de renda.

A seguir veja como deve ser feito o procedimento em ambas as situações:

Para quem ainda não declara imposto de renda

Perdeu o CPF? Saiba que é bem fácil obter a segunda via.

Caso você precise tirar uma segunda via do CPF, siga o passo a passo abaixo:

1 – Ao acessar a página oficial da Receita Federal clique no botão “serviços”, localizada na barra superior do site;

2 – Em seguida, a página que será aberta, clique na opção CPF. Outra tela será aberta e nesta, você deve descer a barra de rolagem e clicar no link em que diz “Emitir número de CPF (1ª ou 2ª via);

3 – Na nova tela que será aberta, clique em “Atendimento pela Internet”;

4 – Preencha os seguintes dados solicitados:

  • Número do CPF;
  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Número do título de eleitor.

5 – Após preencher os dados solicitados e clicar em “enviar”, você irá visualizar o comprovante e poderá fazer a impressão.

É importante lembrar que a 2º via do CPF é apenas a emissão do comprovante de inscrição, pois a Receita Federal não emite mais o cartão físico do CPF. Por esse motivo, inclusive, que a emissão do CPF é totalmente gratuita.

Como não há a emissão, atualmente o número do CPF já vem registrado na carteira de identidade (RG), o que facilita a utilização de ambos os documentos, visto que o CPF também pode ser identificado junto com a foto do RG.

Também é importante frisar que, caso você não saiba o número do seu CPF, será necessário dirigir-se ao atendimento presencial em uma das unidades da Receita Federal. Para tanto, deve ser feito o agendamento do atendimento pelo site oficial.

Para quem declara imposto de renda

Caso você já declare imposto de renda é possível imprimir a 2º via do CPF acessando o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o Portal eCAC.  Para acessar o novo CPF através desse canal, siga os procedimentos abaixo:

1 – Acesse o Portal e gere o código de acesso clicando em “saiba como gerar o código de acesso”;

2 – Na página que será aberta, clique em “Gerar código de acesso para pessoa física” e insira o número do CPF e a data de nascimento nos campos indicativos. Em seguida digite os caracteres apresentados e no botão “avançar”;

3- Em seguida você deve informar os números dos recibos das últimas declarações do imposto de renda e crie uma senha. Depois, clique em “gerar código”;

4 – O passo seguinte é entrar no Portal eCAC já com o código gerado, clicar em “Cadastros” e, em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”;

5- Após esses procedimentos, você poderá visualizar e imprimir a 2ª via do CPF.

O CPF é um documento com um número de 11 dígitos e que será utilizado para o resto da sua vida. Para fazer a mudança desde número não é fácil, e só é possível apenas em alguns casos bem específicos como houver danos morais. Para tanto, a pessoa vitimada deverá entrar com uma ação judicial junto à Receita Federal para mudar o número.

O CPF é obrigatório?

Todas as pessoas precisam tirar o número do CPF. Desde bebês, caso os pais desejem, já é possível obter este documento. Portanto, é permitido que pessoas em qualquer idade possam fazer o Cadastro de Pessoa Física, incluindo brasileiros natos e estrangeiros residentes no país.

Para que serve o CPF?

Como já foi dito anteriormente, o CPF é um dos documentos mais importantes do país. Isso porque ele é obrigatório para vários procedimentos. Veja abaixo em casos o cidadão deve apresentar o CPF:

  • Para Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF);
  • Titulares de contas bancárias;
  • Contribuintes individuais do INSS ou que desejem requerer algum dos seus benefícios;
  • Representantes de contribuintes falecidos;
  • Profissionais liberais que estejam sujeitos à fiscalização de órgão fiscalizador profissional;
  • Maiores de 18 anos que estão inclusos como dependentes no DIRPF;
  • Residentes no exterior, mas que possuem bens no Brasil;
  • Participantes de operações imobiliárias;
  • Locadoras de bens imóveis.

Restou alguma dúvida sobre como tirar e imprimir a 2ª via do CPF? Mande uma mensagem. Aproveite a visita e veja como tirar a segunda via do RG gratuita.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como tirar e imprimir a 2ª via do CPF? 

Comente