Fies com juro zero para estudantes de baixa renda

O Fies com juro zero para estudantes de baixa renda é a nova aposta do Ministério da Educação para ampliar o acesso dos brasileiros ao ensino superior. Essa modalidade de contrato valerá a partir de 2018. Confira mais informações sobre esse tipo de financiamento.

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa educacional do Governo Federal. Quem contrata o crédito não precisa pagar as mensalidades durante a faculdade. A dívida é cobrada apenas após a formação, em parcelas que cabem no orçamento do estudante.

O Ministério da Educação anunciou uma modalidade do Fies com juro zero. (Foto: Divulgação)

MEC anuncia o Novo Fies 2018

Apesar de o Fies ter uma proposta interessante, já faz algum tempo que ele deixou de ser um programa sustentável e viável para os cofres públicos. O índice de inadimplência já chegou a 46,4%, ou seja, quase a metade dos contratantes não está conseguindo pagar a dívida.

Devido ao alto índice de inadimplência, a arquitetura do Fies precisou ser mudada. O MEC criou novas modalidades de financiamento e condições mais rigorosas para o pagamento da dívida.

O Ministério da Educação anunciou a criação do Novo Fies 2018, que terá regras mais rígidas para a concessão do financiamento e diferentes modalidades de contrato. Com um novo formato, o Fundo de Financiamento Estudantil espera conceder 310 mil vagas no próximo ano.

Leia também: MedioTec Inscrições 2017

Como funcionará o Fies com juro zero para estudantes de baixa renda?

A partir do próximo ano, o Fies trabalhará com três tipos de contrato. A população mais pobre poderá contar com a modalidade 1, que será realizada com fundo garantidor. A fonte de recurso será o Tesouro Nacional.

Através da modalidade Fies 1, o MEC espera preencher 100 mil vagas só em 2018. Esse tipo de contrato será perfeito para os estudantes que não conseguiram bolsas de estudo pelo Prouni e também não podem pagar as elevadas taxas de juros do Fies, que atualmente são de 6,5% ao ano.

Serão preenchidas 100 mil vagas para Fies com juro zero para estudantes de baixa renda.

As parcelas do financiamento serão descontadas na folha de pagamento. (Foto: Divulgação)

O Fies com juro zero para estudantes de baixa renda foi criado para atender as necessidades de brasileiros que integram famílias pobres. Os beneficiários não pagam nada pelo financiamento ao longo do curso. A dívida será cobrada apenas após a faculdade, assim que o contratante encontrar um emprego formal (com carteira assinada).

O Ministério da Educação descontará a parcela do financiamento na folha de pagamento do contratante. O valor da prestação será em torno de 10% da renda.

Para ter direito ao Fies com juro zero, o estudante precisa ter renda per capita familiar de até três salários mínimos em 2018.

Para ter direito ao Fies sem juros, o estudante deve ter renda per capita familiar de até três salários mínimos. (Foto: Divulgação)

Outras modalidades

A segunda modalidade do novo Fies utilizará fontes de recursos de fundos regionais e terá juros mais baixos (em torno de 3%). Ele contemplará estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda de até cinco salários mínimos por pessoa. A oferta de vagas será de 150 mil.

A terceira modalidade praticará taxas de juros mais acessíveis do que aquelas que são cobradas pelos bancos privados para conceder crédito estudantil. Também contemplará estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos.

E aí? O que você achou do Fies com juro zero para estudantes de baixa renda? Ficou interessado na modalidade? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Fies com juro zero para estudantes de baixa renda

Comente