Inscrições para creches municipais 2019: veja como funciona

Veja como funciona a oferta de vagas em creche em diferentes cidades brasileiras.

O processo de inscrições para creches 2019 varia de acordo com o município. Os pais devem conhecer o prazo de matrícula e providenciar os documentos necessários o quanto antes, pois só assim os filhos garantem vagas nas pré-escolas.

As Prefeituras começaram a receber inscrições para creches.

As creches da rede municipal são essenciais para as famílias brasileiras de baixa renda. Graças a elas, as mães podem deixar os seus filhos pequenos em um ambiente seguro e educativo durante o período de trabalho. As unidades especializadas em educação infantil atendem crianças de 0 a 6 anos, muitas vezes em tempo integral.

Como funcionam as creches públicas?

O art. 208, inciso IV da Constituição Federal, determina que toda criança tem direito ao atendimento numa creche ou pré-escola. Antes desse termo, o governo só era obrigado a oferecer ensino fundamental

A maior parte das famílias não tem condições de pagar as mensalidades de uma escola particular. Nesse caso, vale a pena matricular os pequenos nas creches públicas, distribuídas em todo o território nacional. De acordo com dados de dezembro de 2017, o Brasil conta com mais de 85 mil instituições públicas de educação infantil, que atendem em média 5,3 milhões de crianças.

Na creche, a criança tem a chance de desenvolver seus aspectos físicos, sociais e psicológicos. Ela passa a viver em comunidade, interage com colegas da sua faixa etária e tem acesso a uma alimentação de qualidade.

O MEC exige que as unidades de ensino ofereçam condições para a criança brincar, dormir, aprender e se alimentar.

As creches públicas contam com uma equipe preparada, composta por professores, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais. O número de crianças por turma varia de acordo com a faixa etária.

  • Turmas de 6 a 8 crianças (de 0 a 1 ano) por professor;
  • Turmas de 15 crianças (de 2 a 3 anos) por professor;
  • Turmas de 20 crianças (de 4 a 5 anos) por professor.

Como matricular uma criança na creche?

Em grande parte dos municípios, os pais precisam comparecer pessoalmente à creche mais próxima do endereço da família para matricular seus filhos. Há também algumas cidades em que a inscrição acontece direto na regional de ensino, a partir de um edital publicado anualmente.

Inscrições em creches 2019 em algumas cidades do Brasil

Entenda melhor como funcionam as inscrições em creches 2019 nas principais cidades brasileiras:

Creches no Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o responsável pela criança deve comparecer à creche, portando a certidão de nascimento da criança e os demais documentos exigidos para matrícula. A unidade informará, no ato da inscrição, quando e onde será realizado o sorteio público para a distribuição de vagas.

A cidade do Rio de Janeiro conta com 247 creches. As vagas são distribuídas, prioritariamente, entre as crianças beneficiadas pelo Cartão Família Carioca, Bolsa Família ou qualquer outro programa de transferência de renda. Crianças com deficiência também possuem prioridade, assim como aquelas que estão na lista de espera ou que são vítimas de violência doméstica. Filhos de mães adolescentes também conseguem vagas nas creches do Rio com mais facilidade.

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém um site com o objetivo de agilizar as matrículas. Na página https://matricula.rio, os interessados podem se inscrever de acordo com a data indicada. Para as creches municipais, que comportam crianças de até 3 anos e 11 meses, o prazo vai de 22/11/2018 a 28/11/2018. No caso da pré-escola, serão aceitas as inscrições de novos alunos entre 17/01/2019 a 22/01/2019.

Creches de São Paulo

Em algumas cidades, como é o caso de São Paulo, a fila de espera para uma vaga é grande. (Foto: Divulgação)

A capital paulista conta com mais de 1.600 creches, que funcionam 10 horas por dia. São mais de 222 mil crianças matriculadas e 129 mil que esperam na fila por uma vaga.

Em São Paulo, o responsável pela criança deve comparecer à creche mais próxima e fazer o cadastro. Assim que novas vagas forem abertas, ele será comunicado.

Creches de Brasília

Mais de 10 mil crianças estão matriculadas nas creches de Brasília e pouco mais de 33 mil são estudantes da pré-escola. Há 21 Centros de Educação da Primeira Infância em funcionamento para atender à população.

As inscrições para creches públicas nas coordenações regionais de ensino. Os pais devem apresentar uma série de documentos para disputar uma vaga, como CPF, RG, certidão de nascimento da criança, comprovante de renda e declaração de trabalho da mãe. A prioridade é sempre das crianças em condições de vulnerabilidade social.

Creches de Maceió

Todo ano, a Prefeitura de Maceió publica um edital com vagas nas creches municipais. Essa publicação geralmente acontece no mês de janeiro, por isso é fundamental ficar de olho no Diário Oficial.

Há, na capital de Alagoas, 41 unidades de educação infantil, que atendem 8.500 crianças. Outras 17 creches estão sendo construídas para dar conta da necessidade da população.

Para inscrever uma criança na creche, os pais devem comparecer às unidades de ensino da região onde moram e apresentar a documentação exigida. As matriculas são feitas de acordo com a disponibilidade de vagas.

Creches de Florianópolis

Assim como acontece em Maceió, em Florianópolis as vagas são divulgadas através de um edital, publicado no final do ano que antecede o novo ano letivo. A prefeitura da cidade oferece oportunidades para crianças em 87 unidades disponíveis.

As vagas nas creches municipais são preenchidas, preferencialmente, por crianças que pertencem às famílias atendidas por programas de transferência de renda. Em seguida, a preferência é para famílias que residem em Florianópolis a mais de um ano.

Os responsáveis devem escolher duas creches para fazer as inscrições. Assim que houver vagas disponíveis, a instituição entrará em contato. Há mais de 12 mil crianças matriculadas nas unidades públicas de educação infantil. E muitas outras (mais de mil) aguardam na lista de espera.

Creches de Manaus

Na capital do Amazonas, crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica possuem preferência na distribuição de vagas. Há 11 creches em Manaus, que não satisfazem as necessidades da população e geram uma grande fila de espera.

Não há um calendário regular para a oferta e vagas em Manaus. Os pais devem procurar a unidade de ensino do bairro, realizar a pré-inscrição e entrar na fila.

Creches de Recife

Quem deseja colocar os filhos em uma das creches de Recife deve realizar a pré-inscrição pela internet, através da página www.recife.pe.gov.br/matriculaonline. Para o ano letivo de 2019, há uma oferta de 21.673 vagas para escolas, creches e creches-escolas na capital de Pernambuco. O prazo para se inscrever online segue aberto até 07 de dezembro de 2018.

Após a inscrição, a vaga fica reservada. Para confirma-la, o responsável pela criança deve comparecer pessoalmente à creche, com os documentos exigidos para confirmar a matrícula (certidão de nascimento da criança, carteirinha de vacinação, comprovante de reserva de matrícula, comprovante de residência, cartão do SUS e 2 fotos 3×4). O prazo vai de 10 a 14 de dezembro.

A distribuição de vagas nas creches de Recife terá como prioridade as crianças que moram ao redor das unidades de ensino.

Creches de Blumenau

As creches da rede municipal de Blumenau estão recebendo inscrições de novos alunos. Os responsáveis podem inscrever as crianças até o dia 19 de dezembro de 2019. Há mais de 3 mil vagas disponíveis na cidade catarinense. A fila de espera conta com 6 mil pessoas.

Creches de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá mantém o portal Matrícula Web, através do qual os pais podem realizar a pré-matrícula dos seus filhos nas creches municipais. A previsão é que mais de 3 mil vagas sejam preenchidas.

O prazo para rematrícula vai de 3 a 7 de dezembro. Já a solicitação de vagas para novos alunos poderá ser feita no período de 17 a 20 de dezembro.

Ainda tem dúvidas sobre inscrições em creches públicas 2019? Então acesse o site da Secretaria Municipal de Educação da sua cidade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscrições para creches municipais 2019: veja como funciona

Comente