Comprovante de votação última eleição: passo a passo para conseguir

Para prevenir a perda do seu comprovante de votação, entenda mais sobre esse documento, e saiba como o site do TSE pode ajudar você!

É muito comum que, após o tumultuado período de escolha de líderes políticos, os eleitores se esqueçam da importância do comprovante de votação última eleição. Por isso, hoje iremos saber um pouco mais sobre a necessidade desse documento e o que fazer em caso de perda.

Quase todo mundo perde ocomprovante de votação última eleição.

Muitos eleitores desconhecem a importância do comprovante de votação da última eleição. (Foto: Divulgação)

Cobrado em situações como posse de cargo público, obtenção de diploma em curso superior, emissão de passaporte ou inscrição em universidades públicas, o comprovante de votação última eleição é o documento responsável por certificar que você está em dia com justiça eleitoral.

É importante saber que quando esse pequeno papelzinho é perdido as notícias não muito boas, já que esse documento não possui segunda via. Entretanto, o que eleitor pode fazer é tirar uma certidão de quitação eleitoral, que nada mais é do que um documento responsável por atestar a sua votação na última eleição.

A certidão de quitação eleitoral pode ser usada tanto para comprovar a votação na última eleição, como para justificar a ausência de quem estava fora do domicílio eleitoral.

Nos últimos anos, o site do TSE passou por algumas otimizações . A  fim de facilitar a vida do cidadão que acaba ficando impossibilitado de realizar atividades simples como ir ao cartório. O resultado mais funcional dessa grande mudança é possibilidade de tirar a certidão de quitação pelo próprio site.

Saiba agora porque esse documento é importante e como tirar a certidão de quitação!

Veja também: Principais datas das Eleições 2018 no Brasil

Por que é importante guardar o comprovante de votação última eleição?

Como você já deve ter percebido estar em dia com a justiça eleitoral do seu país é muito importante.  Por isso, separamos as principais situações em que o comprovante é cobrado:

  • Retirada de passaporte;
  • Concorrência pública;
  • Empréstimo de bancos mantidos pelo governo;
  • Carteira de identidade;
  • Inscrição para concursos públicos;
  • Renovação de matrícula em escolas públicas;
  • Admissão de vagas em empresas estatais;

Como tirar a certidão de quitação pela internet?

Essa certidão pode ser emitida pela internet. (Foto: Divulgação)

Como já foi dito no inicio do texto, a certidão de quitação é documento responsável por substituir o seu comprovante de votação última eleição.

E se você está se perguntando se essa certidão é válida em todas as situações citadas na questão anterior: prepara-se para duas ótimas notícias…

A primeira é que sim, a certidão de quitação é valida em todas as situações em que o comprovante é cobrado. A segunda é que ela pode ser emitida sem você sair de casa!

Veja abaixo a passo a passo para solicitar a sua certidão de quitação pela internet:

  • Entre no site do TSE;
  • Clique em Certidão;
  • Clique na sessão em Quitação eleitoral;
  • Após abrir a página de Quitação eleitoral e ler os termos, clique em “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral”
  • Após clicar em emissão de certidão, aparecerá uma página pedindo para que você preencha os determinados campos. Isso inclui o número do seu título de eleitor, nome, data de nascimento, nome do pai (se constar), nome da mãe (se contar) e código de verificação de imagem.

Depois de seguir todas as etapas a sua certidão estará pronta para ser impressa, tornando possível a conclusão das suas tarefas.

Como tirar a certidão de quitação pelo cartório?

Quando os meios tecnológicos nos deixam na mão a primeira sensação que temos é a desespero! E se isso acontecer não se aflija, pois há uma solução bem simples caso o site o TSE não colabore. Qual?

Como as adversidades são fatores inerentes da vida moderna, para conseguir a sua certidão de quitação, sem o auxílio dos meios digitais, você deverá ir ao cartório da sua cidade e levar os seguintes documentos:

  • Título de eleitor;
  • E documento com foto;

Vale lembrar que retirando a certidão de quitação no cartório a sua cidade, além de sair na hora, não há taxa de pagamento!

E aí, achou que essa dica foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais e fique por dentro de mais notícias que podem facilitar o seu dia!

Comente