Cartão Construcard: como funciona e quais são as condições

Financiamento da Caixa Econômica permite que cliente compre material de construção!

Quer reformar sua casa, mas está sem dinheiro? A Caixa Econômica Federal pode ajudar a realizar esse desejo. Através do Cartão Construcard é possível comprar material de construção nas lojas conveniadas ao Banco, que atualmente são mais 85 mil em todo o país.

O cartão funciona como uma linha de crédito por meio do qual o dinheiro é disponibilizado para ser utilizado nas compras por um período que de dois a seis meses. Ele só pode ser utilizado para a compra de material e não para outro serviço que esteja relacionado à obra como, por exemplo, o pagamento de mão de obra. Porém, vários são os produtos que podem ser adquiridos com o cartão como: tijolos, telhas, pisos, tintas, janelas, portas, etc.

Recentemente a Caixa Econômica Federal ampliou o número de materiais que podem ser adicionados à lista de compras, como é o caso de caixa d’água, móveis planejados, piscinas, sistema de iluminação solar, iluminação para áreas internas dos imóveis, entre outros itens. 

Construcard crédito para clientes da Caixa Econômica

Com o Construcard é possível parcelar material de construção em até 240 meses. (Foto: Divulgação).

Como funciona o Cartão Construcard?

As compras realizadas com o Cartão Construcard podem ser parceladas em até 240 meses, e o cliente só começa a pagar após o prazo limite de seis meses para a compra do material. 

As parcelas, de igual valor, são debitadas automaticamente na conta corrente do cliente. O único valor a ser pago durante o prazo é dos juros dos valores utilizados. A taxa de juro estipulada pela Caixa gira em torno do 2,5% ao mês.  

O Cartão Construcard possui ainda um limite de crédito que deve ser aprovado pela Caixa Econômica Federal, e de acordo com a realidade financeira de cada cliente. Além disso, é necessária que seja apresentada alguma garantia na operação.

A garantia pode ser caução de depósito, alienação fiduciária de automóvel, imóvel ou algum outro bem. Com em qualquer outro tipo de empréstimo, os bens que foram dados em garantia melhoram as condições do crédito e do pagamento.

Quais são os requisitos necessários para ter o Cartão Construcard?

O primeiro requisito para conseguir ter acesso ao financiamento da Caixa por meio do Cartão Construcard é ser cliente do banco. Portanto, caso você ainda não seja, o primeiro passo é abrir uma conta. Em seguida, para se cadastrar é necessário cumprir algumas outras condições veja abaixo:

  • Ser maior de 18 anos ou já ser emancipado;
  • Não ter nome sujo;
  • O cliente deve ser o titular da conta-corrente;
  • O imóvel pode ser próprio ou alugado;
  • O mínimo do valor do financiamento é de R$ 1.000, mas é importante lembrar que o valor varia de acordo com as condições financeiras do cliente;

Documentos

Além de seguir os requisitos acima, o cliente deve também apresentar, no ato da solicitação do financiamento, alguns documentos necessários para a avaliação cadastral e para análise de crédito. Segue a lista:

  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da Carteira de trabalho;
  • Comprovantes de rendimentos dos último três meses;
  • Cópia da declaração do imposto de renda;
  • Anexar documentação de veículo ou imóvel caso possua em seu nome;
  • Em caso de avalista, apresentar a documentação de identificação da pessoa;

Após a avaliação desses documentos e caso seja aprovado o crédito para o cliente, será necessária a apresentação de outras documentações, agora com o objetivo de formalizar a garantia para o financiamento.

No caso da garantia de um imóvel, é necessário que o cliente apresente, por exemplo, a certidão do IPTU, de quitação do imóvel, entre outros documentos comprobatórios para confirmar a aprovação do crédito do financiamento e a liberação do Cartão Construcard

O cartão é emitido depois que o contrato do financiamento é assinado pelo cliente na Caixa Econômica Federal. É possível receber o cartão na sua própria residência, ou fazer a retirada em uma agência. Para utilizar o Cartão, basta fazer o desbloqueio já no dia seguinte à assinatura do contrato, e começar a realização das compras do material. 

Simulador

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um Simulador (Simulador Habitacional Caixa) por meio do qual o cliente pode ser informado com mais detalhes e precisão sobre prazos e as condições de pagamento do financiamento feito junto ao banco. 

Esse simulador pode ser utilizado para todos os tipos de financiamento firmados juntamente à Caixa Econômica. Desse modo, é importante que ele faça uma simulação das condições do financiamento, antes mesmo de fechar contrato com o banco.

Para ter acesso ao simulador é muito simples. Basta entrar no site oficial da Caixa Econômica Federal e seguir os seguintes passos:

Passo 1: Ao entrar no site da Caixa, clique no botão “Produtos”, localizado na barra superior do site. Em seguida clique em “Habitação”;

Passo 2: Já na página que será aberta, desça a barra de rolagem e clique em “Serviços para Habitação”;

Passo 3: Em seguida, procure pela opção “Simulação Habitacional”. Já nesta página, o cliente deve preencher os dados solicitados e escolher a opção “Material de Construção”;

Passo 4: Após preencher todos os dados, o simulador deverá apresentar o resultado sobre as condições do financiamento. 

Restou alguma dúvida sobre como funciona o Cartão Construcard? Mande uma mensagem.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.2
Total de Votos: 4

Cartão Construcard: como funciona e quais são as condições

Comente