CNH Social Sest Senat 2019: Carteira de Habilitação Gratuita

Programa tem número de vagas limitado e pré-requisitos.

O CNH Social é um programa do Sest Senat que possibilita tirar carteira nacional de habilitação gratuitamente em 2019. Ou seja, não há custo com aulas, exames de direção ou taxas para a emissão do documento.

Beneficiários do Bolsa Família podem participar do programa CNH Social. (Foto: Divulgação)

Beneficiários do Bolsa Família podem participar do programa CNH Social. (Foto: Divulgação)

O projeto CNH Social foi criado para aumentar o número de jovens habilitados no Brasil, qualificar profissionais para o setor de transporte e assim garantir mais oportunidade de emprego a todos. Para participar é preciso ficar atento aos prazos de inscrição estabelecidos pelo Sest/Senat.

Entenda como funciona a CNH Social Sest Senat

Através do CNH Social, jovens de baixa renda não precisam desembolsar nenhum valor para conquistar a primeira habilitação. O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) oferecem o curso, os exames e todos os demais procedimentos para obter a carteira de motorista de maneira gratuita, o programa está ativo em todos os estados do país.

Requisitos para participar

Para que a distribuição da CNH gratuita seja feita de maneira justa, o Sest/Senat exige que todos os contemplados comprovem renda familiar, idade e que saiba ler e escrever para conseguir acompanhar as aulas teóricas e reconhecer as regras de trânsito com facilidade.

Os candidatos a CNH Social Sest Senat em 2019 devem ter entre 18 e 27 anos de idade, a categoria ofertada será a B, sendo, é permitida a participação de pessoas que já possuem CNH categoria A ou com a carteira em situação de cancelada/encerrada. A renda familiar máxima exigida pelo Sest é de até três salários mínimos por pessoa, a comprovação tem que ser feita através de holerites e extratos da conta bancária.

Inscrição CNH Social

A inscrição no CNH Social acontece anualmente pela internet, na página do Sest/Senat. Após concluir o cadastro, o candidato recebe um e-mail de confirmação. Findado o período de inscrições, todos os cadastros são organizados aleatoriamente, sendo considerada a idade e a renda informada por cada candidato.

Os editais são divulgados no site do programa Primeira Habilitação na medida em que novas vagas são abertas nos municípios brasileiros. No momento, as inscrições na página estão como encerradas e não há previsão para a abertura de novas oportunidades.

Resultado CNH Social

Os candidatos são convocados de acordo com a posição que o seu nome ocupa na lista de inscritos. A convocação acontece exclusivamente por e-mail, por este motivo, é necessário ficar atento e verificar a caixa de entrada sempre que possível para não correr o risco de perder os prazos para apresentar a documentação.

Após fazer a primeira chamada, todos os selecionados devem comparecer ao Sest/Senat com a documentação solicitada para comprovar as informações postadas no cadastro. O candidato que não se apresentar no local, tiver renda ou idade incompatível com a informada na inscrição é automaticamente desclassificado e perde o direito de conseguir a CNH gratuita.

CNH Social para mudança de categoria

A CHN Social também conta com o projeto para motoristas que pretendem mudar a categoria da carteira de habilitação. O processo seletivo acontece da mesma maneira que o destinado a primeira habilitação, no entanto, os requisitos para preencher as vagas são diferentes.

A mudança gratuita de categoria da CNH pelo Sest/Senat é permitida somente para quem já possui habilitação há pelo menos 12 meses, tem entre 21 e 50 anos de idade, ter renda de até três salários mínimos e nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

É possível acompanhar as datas de inscrição CNH Social Sest Senat 2019 e demais etapas de seleção através do site oficial. Se você é um beneficiário do Bolsa Família e não tem condições financeiras para tirar carta, então aproveite esse projeto de carteira de habilitação gratuita.

Detran oferece CNH gratuita?

A CNH gratuita é oferecida em alguns estados brasileiros, não só por meio do projeto CNH Social, mas também pela iniciativa intitulada de CNH Popular. As regras são regionais e o número de vagas limitado, bem como o período de inscrição.

Os estados que oferecem a possibilidade de tirar o documento sem qualquer tipo de custo são: Amazonas, Pernambuco e Paraíba. As inscrições são abertas uma ou duas vezes por ano. É uma boa alternativa para quem não consegue participar do CNH Social do Sest/ Senat.

São Paulo e Rio de Janeiro infelizmente ainda não tem Detrans que trabalham com a gratuidade total. No RJ, um cidadão que comprova baixa renda fica isento das taxas, porém, é responsável por pagar a autoescola.

Tramita no congresso um projeto que busca transformar a CNH gratuita em lei federal. O projeto 8837/17, de Hugo Leal (PSD-RJ), quer garantir a gratuidade em todo país para pessoas de baixa renda e sem emprego a mais de um ano. A fonte de recursos para custear o benefício seria o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O principal objetivo dessa iniciativa é facilitar a inserção no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades.

A proposta ainda se encontra em fase de análise. Para ser aprovada, ela terá que passar por várias comissões, além de votação da Câmara dos deputados e no Senado.

Cuidado com os GOLPES

Quem usa WhatsApp deve ficar atento para não cair em golpes. O Sest/Senat alerta que realiza a convocação dos candidatos por e-mail e não cobra qualquer tipo de taxa. Além disso, o único link confiável é o site da entidade (www.sestsenat.org.br). Portanto, não pague boletos bancários associados à CNH Social e nem forneça dados pessoais.

Ainda tem dúvidas sobre a CNH Social  Sest/Senat? Então entre em contato pelo telefone 0800-728-2891 ou pela página de Fale Conosco.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

CNH Social Sest Senat 2019: Carteira de Habilitação Gratuita

18 comentários

  • davi porcino de mello:

    eu nao sou benefificiario do bolsa familia posso tambem fazer a inscriçao

    Responder
    • Lediana:

      Eu recebo bolsa família.

      Responder
  • davi porcino de mello:

    eu nao tenho bolsa familia posso fazer a inscriçao

    Responder
  • Samya Nathália do Nascimento Mozinho Silva:

    Para propiciar maior facilidade de inclusão ao mercado de trabalho.
    Visto que, atualmente, a habilitação e um diferencial tanto na vida social,
    quanto trabalhista.
    ,

    Responder
  • karine lope:

    sou de baixa renda, não tenho bolsa família mais sou beneficiada no programa do far e par ja tenho beneficio do governo federal e tenho um filho que estar precisando tira a habilitação porque eu não tenho condições agora o que faço para ser beneficiada. ele tem 18 anos nunca trabalhou.

    Responder
  • Gerson:

    Qual a próxima abertura para inscrição.

    Responder
  • Mirian:

    Eu tenho o bolsa familia quero muito tirar minha carteira

    Responder
  • Maria Clarice da Silva:

    Olá boa tarde eu sou beneficiária do bolsa família queria muito tirar minha CNH vcs pode entrar em contato comigo no meu telefone por SMS 982766298 estou sem e-mail

    Responder
  • lucivania:

    Tenho bolsa família qero tira minha carteira gratis. .O que tenho que fazer

    Responder
  • Carine de Jesus dos Santos:

    Preciso muito participar do CNH SOCIAL, ganho um salario mínimo e tenho 1 filho.
    não tenho condições de pagar para tirar a habilitação

    Responder
  • Rosa:

    Gostaria de saber quando começa fazer inscrição?

    Responder
  • Eliane Ferreira:

    Gostaria de fazer a inscrição cnh social

    Responder
  • Gerioner Pereira de Souza:

    Seria mais fácil conseguir emprego com minha CNH

    Responder
  • endersonmarcos de souza:

    Eu gostaria muito de tirar habilitação mas não tenho condições ganho salário mínimo pago aluguel e tenho dois filhos

    Responder
  • José Ricardo F da Costa:

    Gostaria de renovar minha CNH só que no momento estou desempregado e sem condições espero poder ter essa oportunidade

    Responder
  • Pândila dos santos costa:

    Recebo o bolsa família e quero tirar minha carteira de motorista grátis como faço a inscrição

    Responder
  • cleidiomar oliveira araújo:

    Eu sou beneficiária do bolsa familia.Como faço pra tirar minha CNH.?

    Responder
  • rebeca:

    Eu tenho bolsa familia mas nao tenho 27 tenho 30 anos e preciso tirar a CNH gratuita como eu faço?
    Boa noite!!!

    Responder

Comente