Descubra como viajar de graça depois dos 60 anos

Descubra aqui hoje mais um dos direitos a gratuidade concedidos através do Estatuto do Idoso.

Já imaginou viajar de graça de ônibus para outros Estados ou ainda obter 50% de desconto? Esse é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso e já está em vigência há alguns anos. Se você quer saber como viajar de graça depois dos 60 anos para outros estados, veja no texto de hoje tudo que você precisa e a documentação necessária na hora de retirar a sua passagem.

Conheça as condições de como viajar de graça depois dos 60 anos.

Quem já completou 60 anos e tem carteira do idoso pode solicitar o benefício. (Foto: Divulgação)

Afinal, como viajar de graça depois dos 60 anos?

O direito à gratuidade da passagem de ônibus convencional interestadual em qualquer empresa de transporte é dado a todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e também que possua renda igual ou menor que dois salários mínimos.

O direito do idoso de viajar de graça foi regulamentado no Estatuto do Idoso em 2006, desde então as empresas de transporte, de acordo com a lei, devem reservar 2 assentos no ônibus destinados à gratuidade do idoso, comprovadamente.

Se no caso do idoso procurar o assento gratuito e ele já tiver sido preenchido na viagem, a empresa tem a obrigação de oferecer o desconto de 50% do valor da passagem.

Qual tipo de ônibus e viagem?

As viagens com gratuidade para idosos são interestaduais, ou seja, entre os estados do Brasil.

A gratuidade também se dá apenas para viagens em ônibus convencionais, não se estendendo aos ônibus leito, semi-leito, executivo e demais categorias.

Como solicitar o bilhete de viagem gratuito para o idoso?

O idoso deve comparecer diretamente ao guichê da empresa de ônibus com 30 dias úteis antes da viagem ou no tempo mínimo de 3 horas antes da viagem, portando a documentação exigida para comprovação da condição de idoso.

No mesmo momento que o idoso fizer a solicitação da passagem de viagem gratuita, poderá também pedir a passagem de volta.

O ideal é o requerente estar no local de embarque com 30 minutos de antecedência do horário da viagem.

Compareça ao guichê com antecedência para conseguir a passagem de graça. (Foto: Divulgação)

Documentação necessária

Para ter acesso ao benefício é necessário apresentar alguns documentos na hora de solicitar a passagem gratuita no guichê da empresa de transporte.

Num primeiro momento deve-se fazer a solicitação da carteira de idoso ao completar 60 anos. Ou também, o governo indica o cidadão a fazer o cadastro único, que indicará tanto a sua idade como a renda igual ou menos de dois salários mínimos.

Como a emissão do documento pode levar até 90 dias para chegar, você poderá desfrutar do benefício apresentando uma declaração provisória que terá validade de até 180 dias.

Ao se apresentar no guichê de atendimento da empresa de transporte, apresente o documento de Cadastro Único para comprovar sua condição e solicitar a passagem gratuita.

Repasse a informação para amigos e conhecidos de como viajar de graça depois dos 60 anos.

Viagens de graça dentro do mesmo estado

No Estado de São Paulo, os idosos também possuem o direito a gratuidade de viajar em cidades dentro do próprio estado, ou seja, viagens intermunicipais.

Nesse caso, a diferença é no prazo de solicitação da passagem, o prazo máximo é de 5 dias antes da viagem e o prazo mínimo é de 24 de antecedência.

Se você possui 60 anos ou mais e se encaixa nos requisitos de renda mensal, não perca tempo e solicite o seu Cadastro único pelo site do Governo Federal.

Munido da documentação correta e no prazo estabelecido, compareça nos guichês de empresas de transporte de qualquer rodoviária do Brasil e exija o direito a passagem gratuita para o idoso em viagens interestaduais.

Possui alguma dúvida em como viajar de graça depois dos 60 anos? Deixe um comentário!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Descubra como viajar de graça depois dos 60 anos

Comente