ID Jovem: veja como funciona e o passo a passo do cadastro

Descubra o programa social que está revolucionado acesso a cultura para jovens de baixa renda!

Você sabia que com o ID Jovem é possível ter 50% ter desconto em shows, eventos artísticos, esportivos e gratuidade em viagens interestaduais?

 

O programa ID Jovem assegura descontos de 50%.

Jovens de baixa renda também podem ter acesso à cultura. (Foto: Divulgação)

Bom se resposta for não, leia este artigo até o final e descubra como esse programa, que pode ser cadastrado por meio de um aplicativo, facilitará as suas viagens e o acesso a cultura!

O que é o ID Jovem?

O ID Jovem (Identidade Jovem) é um programa social criado pelo governo a fim de estimular o acesso à cultura, seja para eventos, movimentos culturais, jogos esportivos, shows, exposições artística entre outros. Esse acesso acontece por meio da emissão de um documento, que permite descontos nos eventos mencionados e gratuidade para transportes coletivos interestaduais. Regulada pelo Decreto 8.537 de 2015, a Identidade Jovem vem ganhando cada vez mais usuários e, com isso, facilitando a vida cultural de inúmeros jovens pelos Brasil.

Como ele funciona?

Agora que você já sabe o que é o ID Jovem, que tal vermos como ele funciona na prática?

Como próprio nome já diz o ID Jovem é voltado para jovens de 15 a 29 anos, que façam parte de um grupo familiar que tenha no máximo até 02 salários mínimos.

Outro pronto importante, é que os jovens “não- estudantes” também podem aproveitar dos benefícios do ID jovem, mas desde que comprovem uma renda exigida.

Quais são os benefícios?

Para você que estava aguardando este tópico, a hora de saber os benefícios chegou!  E para facilitar a sua compreensão, veja como funciona o ID Jovem:

Eventos

Para os eventos culturais e esportivos, o cidadão brasileiro que tenha de 15 a 29 anos terá direito a 50% de desconto, utilizando o ID Jovem.

Transporte coletivo interestadual

Por lei todas as empresas de transporte precisam reservar 02 vagas gratuitas para o programa ID Jovem. Com isso, o jovem que faça parte desse programa de acesso a cultura deverá reservar o seu assento com 03 horas de antecedência antes da viagem. Sendo válido para ônibus, trens e embarcações interestaduais, se as duas vagas estiverem preenchidas o veículo deverá reservar mais dois assentos com 50% de desconto para os usuários do ID Jovem.

Como faço o meu cadastro para usar o ID Jovem?

O cadastro nesse programa pode ser realizado de forma bem simples e prática. (Foto: Divulgação)

Antes de fazer a inscrição para utilizar o ID Jovem, é necessário que o seu grupo familiar faça o seu cadastro único do governo federal em algum Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Esse documento tem como intuito oferecer dados para o governo em relação à situação financeira das famílias mais pobres do Brasil. No entanto, é válido lembrar que, mesmo que o cadastro seja efetuado, isso não garante entrada em programas sociais como o ID Jovem.

Vamos para passo a passo?

Para incluir o seu cadastro no programa Identidade Jovem, você terá apenas que seguir as seguintes etapas:

  1. Primeiro acesse o site do ID Jovem.
  2. Preencha campos que pedem o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.
  3. Depois disso, você deverá basta imprimir o cartão que foi gerado e apresentá-lo juntamente com um documento de identidade com foto.

Após seguir essas três etapas, o sistema irá disponibilizar um cartão virtual, que deverá ser usado para conseguir o desconto na hora da compra do bilhete para algum evento contemplado.

Pelo celular

Há também a possibilidade de efetuar o seu cadastro por meio do aplicativo para celular. Os passos para esse cadastro são os mesmos, preenchendo os campos com as informações solicitadas.  Porém, no caso do celular, não há necessidade de imprimir o cartão, sendo assim você só precisará apresentá-lo pela tela em qualquer estabelecimento que seja. Um ponto que não dever ser esquecido é que o ID Jovem tem validade por até 180 dias, após esse prazo o carão deverá ser revalidado.

Agora que você já saber as principais informações sobre o ID Jovem, bora fazer um?

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 7

ID Jovem: veja como funciona e o passo a passo do cadastro

Comente