Minha Casa Melhor ainda existe? Saiba mais sobre o programa

Iniciativa foi criada com o objetivo de facilitar a compra de móveis e eletrodomésticos.

Você está querendo participar do Minha Casa Melhor? Esse programa contribuiu com centenas de pessoas que realizaram o sonho da casa própria, mas não tinham dinheiro para equipar e mobiliar.

Milhares de brasileiros conseguem realizar o sonho de comprar a casa própria, graças ao programa Minha Casa, Minha Vida. Após pegar as chaves do imóvel, surge um novo desafio: juntar dinheiro para comprar móveis e eletrodomésticos.

Os cidadãos de baixa renda não conta com crédito suficiente para comprar itens para a casa. Reconhecendo essa realidade, o Governo Federal chegou a lançar o cartão Minha Casa Melhor.

O que foi o Minha Casa Melhor?

Logo do programa Minha Casa Melhor.

O Minha Casa Melhor é uma linha de financiamento. (Foto: Divulgação)

O Minha Casa Melhor foi lançado em junho de 2013, durante a gestão de presidenta Dilma Rousseff. Na época, uma verba de R$ 3 bilhões foi disponibilizada pelo Governo para que a Caixa Econômica Federal pudesse operar o programa.

Na ocasião em que o programa foi lançado, Dilma afirmou que 3,7 milhões de famílias brasileiras de baixa renda seriam beneficiadas. O programa também fez questão de estabelecer parceria com 13 mil lojas em todo o país.

Como funcionava o programa?

O beneficiário recebia um cartão de crédito, que tinha 5 mil reais. Com esse valor, era possível comprar móveis e eletrodomésticos essenciais, como guarda-roupa, cama, sofá, mesa com cadeiras, armário de cozinha, estante ou rack, lavadora, geladeira, fogão, TV e até computador.

O cartão podia ser usado durante 12 meses. Essa forma de pagamento permitia pagar o preço à vista para as lojas e ainda oferecia desconto de 5% no valor dos produtos. Ou seja, o beneficiário comprava móveis e eletrodomésticos mais baratos.

Quem tinha direito direito?

O cartão Minha Casa Melhor foi criado para atender as necessidades das famílias que conquistaram a primeira casa ou apartamento através do programa Minha Casa, Minha Vida. O benefício era concedido apenas para quem está em dia com as prestações do imóvel.

Para contratar o crédito, o cidadão precisava ligar para o telefone 0800 726 8068 e solicitar o cartão. O valor liberado era coerente com o orçamento da família.

O pagamento do crédito começava após usar todo o valor contratado ou no 5º mês a partir da contratação. Era possível parcelar as compras em até 48 meses.

Minha Casa Melhor suspenso

Em 2015, após um ano e meio funcionando, o programa Minha Casa Melhor foi suspenso. Na época, o Governo Federal alegou falta de recursos para dar continuidade à iniciativa. A elevada inadimplência dessa linha de crédito também foi um fator que pesou na decisão.

A suspensão deixou muitos brasileiros decepcionados. O ex-presidente Michel Temer chegou a anunciar um programa semelhante durante o seu mandato, que recebeu o nome de Cartão Reforma. A ideia era liberar crédito com mais facilidade para que as famílias pudessem reformar o imóvel. A iniciativa, no entanto, somente atendeu 150 famílias.

Como gerar boleto Minha Casa Melhor?

Embora o programa esteja suspenso há mais de três anos, algumas famílias ainda estão pagando a dívida com o governo. A segunda via do boleto pode ser gerada no site da Caixa Econômica Federal, basta informar o CPF do contratante. Utilizando esse serviço online, é possível manter as prestações em dia.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário. Você também pode ir pessoalmente até a agência da Caixa mais próxima para obter informações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Minha Casa Melhor ainda existe? Saiba mais sobre o programa

4 comentários

  • Elzirene Martins de Miranda Cabedo:

    como conseguir o cartão reforma

    Responder
  • Elaine Conceição:

    Como conseguir o cartão reforma?

    Responder
  • J. Romylson:

    Segundo a Caixa Econômica Federal, o Programa Minha Casa Melhor está suspenso por tempo indeterminado. É só ir no site da Caixa, no item
    programas, e ver!

    Responder
  • valquiria:

    Gostaria de saber se o cartão minha casa melhor, tem um previsão de volta. Pois não temos culpa dos que não fizeram os pagamentos. Comprei uma casa gostaria muito de ter esse cartão pra compra meus moveis. Não acho justo ficar sem poder fazer um por conta de muitos que não cumpriram com sua responsabilidade. Agradeço e espero um retorno.

    Responder

Comente