Programa Futuro na Mão: entenda como funciona e veja os benefícios

Mulheres beneficiárias do Bolsa Família receberão aulas de educação financeira.

O Programa Futuro na Mão é uma nova aposta do Ministério do Desenvolvimento Social para ajudar a população de baixa renda. Entenda melhor como vai funcionar a iniciativa e veja como se tornar um beneficiário.

O Programaa Futuro na Mão é a nova aposta do MDS.

Beneficiárias do Bolsa Família poderão participar de cursos sobre educação financeira. (Foto: Divulgação)

Administrar o próprio dinheiro está longe de ser uma tarefa fácil, principalmente quando a quantia que se recebe por mês é pouca. Reconhecendo essa realidade, o governo resolveu criar um programa que ajuda às mulheres beneficiárias do Bolsa Família a administrar as finanças pessoais.

O que é o Programa Futuro na Mão?

No dia 14 de maio de 2018, o MDS lançou o Programa Futuro na Mão. O objetivo dessa iniciativa é promover a educação financeira entre as mais de 200 mil mulheres que recebem o Bolsa Família.

A partir do momento em que as beneficiárias aprenderem a administrar o dinheiro recebido através do Bolsa Família, o MDS espera melhorar a gestão do orçamento de cada família atendida pelo programa social. Além disso, também é esperado uma quebra no ciclo de pobreza, que costuma ser passado de geração para geração.

Como vai funcionar?

Para promover a prática de educação financeira, o Ministério do Desenvolvimento Social vai realizar cursos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O material utilizado será baseado em três eixos: formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dúvidas.

Primeiro a oficina vai se concentrar em como o dinheiro pode ser dividido entre despesas do dia a dia, emergências e cofrinhos. Depois, as mulheres vão receber instruções de como planejar os gastos domésticos e registrá-los na agenda da família. Por fim, cada participante receberá um kit, com carteira e duas cadernetas, onde poderão compreender melhor as despesas e evitar a inadimplência.

As aulas serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social. (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que as próprias beneficiárias do Bolsa Família ajudaram na criação do conteúdo para as aulas de educação financeira. Portanto, os técnicos dos Cras terão o desafio de se colocar no lugar dessas mulheres e assim sentir na pela as dificuldades de gerenciar o dinheiro para suprir as necessidades básicas da família.

Os cursos do Programa Futuro na Mão contarão com três encontros. Eles receberão o apoio do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De acordo com Alberto Beltrame, atual Ministro do Desenvolvimento Social, o Programa Futuro na Mão será um dos maiores programas de educação financeira para pessoas de baixa renda do mundo.

Nos próximos meses, o novo programa do MDS espera promover oficinas para mais de 200 mil beneficiárias do Bolsa Família em todo o país. Essas aulas de educação financeira contarão com 1.200 técnicos dos Cras, que receberão uma capacitação específica.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

Programa Futuro na Mão: entenda como funciona e veja os benefícios

Comente