Saiba quais são os programas sociais do governo Bolsonaro

Descubra quais são as ações sociais do atual governo federal.

Criar programas sociais não é o forte do governo Bolsonaro, mas ainda assim algumas iniciativas estão sendo adotadas para minimizar a pobreza e melhorar um pouco as condições de vida da população.

O Ministério da Cidadania deu continuidade a alguns programas que já existiam, descontinuou alguns projetos de outros governos e também implementou algumas novidades.

Um dos programais sociais do governo Bolsonaro é o Pátria Voluntária

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participam do lançamento do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)

Principais programas sociais do governo Bolsonaro

Desde o período de campanha, Jair Bolsonaro focou em ações para melhorar a economia e a segurança do país. Sua agenda social, no entanto, é modesta. Veja a seguir os principais programas sociais do governo Bolsonaro:

Bolsa Família

O maior programa de transferência de renda do país continua, com o objetivo de complementar o orçamento de mais de 13,5 milhões de famílias. O programa conta com algumas novidades na gestão de Jair Bolsonaro, como é o caso do pagamento de uma 13ª parcela do programa.

De acordo com informações do Governo Federal, o décimo terceiro do Bolsa Família será pago em dezembro. Trata-se de uma estratégia para melhor o poder de compra no final de ano e minimizar um pouco as desigualdades sociais.

O pente fino no Bolsa Família foi intensificado, com o propósito de excluir os cidadãos que recebem o auxílio financeiro indevidamente. Além disso, o governo vai cobrar a devolução do dinheiro repassado, cujo valor total é de R$ 5,8 milhões.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz foi criado no mandato de Michel Temer e o atual presidente da república resolveu dar continuidade à ideia. O propósito é investir na primeira infância das crianças pobres, através de iniciativas como acompanhamento domiciliar. Atualmente, o programa atende 800 mil crianças e gestantes em todo o país.

Brasil Amigo da Pessoa Idosa

O governo também tem políticas públicas para cuidar da população da terceira idade. O principal programa, intitulado de “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, incentiva ações que estimulam a convivência dos idosos e combatam o isolamento social. Outra iniciativa que beneficia pessoas com mais de 60 anos e em situação de pobreza é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Progredir

O Progredir é uma iniciativa criada pelo ex-presidente Michel Temer e continuada por Bolsonaro. O plano é gerar emprego e renda para as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais. Todas as ações facilitam a entrada e permanência de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. Afinal, para o atual governo, não há melhor programa social do que o emprego.

Inclusão produtiva rural

Com essa iniciativa, o governo espera estimular o trabalho dos agricultores familiares em todo o país. Entre as ações adotadas, vale destacar a compra institucional de alimentos feita pelas Forças Armadas.

Programa Pátria Voluntária

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado é uma iniciativa encabeçada pela primeira-dama Michele Bolsonaro. O propósito consiste em mostrar a importância do trabalho voluntário e das doações, além de mobilizar iniciativas públicas e privadas na articulação dos projetos.

Estação Cidadania

A Estação Cidadania é um espaço que integra vários serviços que ajudam a população mais pobre. Crianças, jovens e adultos podem ter acesso a atividades culturais, esportivas e de assistência social gratuitamente.

Ainda tem dúvidas sobre os programas sociais do governo Bolsonaro? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Saiba quais são os programas sociais do governo Bolsonaro

Comente