Segunda via certidão nascimento gratuita: veja como tirar

Continue acompanhando para saber como obter o documento sem pagar nada.

A Certidão de Nascimento é um documento que não apenas registra a chegada de um bebê. Ela tem grande valor para o cidadão desde a infância até sua fase adulta. E quando o registro é perdido, é necessário obter outro. Então como tirar uma segunda via Certidão Nascimento gratuita?

Não pense que pode ficar sem o seu documento. À esta altura, você já deve ter sentido alguma dificuldade por ter perdido ele. A certidão é importante para abrir contas, fazer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF e muito mais. Também deve ser apresentada para comprovar a existência de um filho e garantir um benefício variável do Bolsa Família. Saiba mais agora.

Pessoas de baixa renda podem contar com a segunda via certidão nascimento gratuita.

Existe a possibilidade de emitir a certidão de nascimento de graça. (Foto: Divulgação)

Como tirar a segunda via certidão nascimento gratuita?

1 – Informações

Existe um canal de comunicação para que você tire dúvidas sobre a sua Certidão de Nascimento. O telefone da Central de Relacionamento ao Cidadão (CRC) é 0800 285 2279.

Se perdeu, mora em outro estado e necessita de uma segunda via, entre em contato para saber como proceder.

2 – Taxa

A primeira via da Certidão de Nascimento, assim como a de Casamento e outras, é gratuita e direito de toda a população brasileira. Porém quando o assunto é ter um novo documento autenticado e com selo do cartório, o cenário já muda totalmente.

A emissão de uma segunda via passa a ser cobrada pelo cartório dentro do preço praticado para a sua região. Verifique junto ao órgão qual o valor praticado para o documento em questão.

“Mas eu posso ter a segunda via de graça?” Sim, há uma forma de se conseguir isso. Você precisa comprovar que não tem condições financeiras para arcar com o custo desse novo documento.

Como você também não pode ficar sem ele, existe uma política para auxiliar pessoas de baixa renda a obterem a segunda via da Certidão de Nascimento de forma gratuita.

Conte com as políticas públicas para obter esse documento de graça. (Foto: Divulgação)

Procure um Núcleo de Família da Defensoria Pública próximo a você. Eles deverão atestar a sua impossibilidade de pagar pelo documento através de um ofício. Assim, você deve conseguir a sua segunda via gratuita.

Inclusive outros documentos necessários para a sua vida civil podem ser tirados gratuitamente também. Informe-se no Núcleo de Família.

3 – Registro Tardio

Nunca teve um registro de nascimento? Você se engana se pensa que terá que pagar algo em razão disso. Como você nunca chegou a ter o documento, a sua primeira via será gratuita.

Procure o cartório da sua região é solicite a sua Certidão de Nascimento o quanto antes. Ela será indispensável ao longo da sua vida.

Menores de 18 anos também podem tirar seu primeiro documento, mas precisam da presença dos seus pais ou responsáveis legais no cartório no ato do pedido.

Muitos brasileiros ainda não possuem esse registro, por isso, não se sinta constrangido de buscar a sua certidão. Os cartórios de todo o Brasil estão instruídos para casos como o seu.

4 – Documento em outro Estado

Seu registro foi feito em outro estado do País, e você precisa de uma segunda via? Se não tem condições de ir até a cidade em questão, entre em contato com a Defensoria Pública de onde você mora para informar o seu caso e pedir apoio.

Eles poderão te ajudar a solucionar o problema para que você tenha direito à sua segunda via de forma gratuita.

Agora você já sabe o que fazer para conseguir a sua segunda via certidão nascimento gratuita. Compartilhe as dicas!

Comente