Segunda Via do RG gratuita: veja quem tem direito e como emitir

Perdeu ou roubaram seu RG? Saiba aqui quais as possibilidades de solicitar gratuitamente seu novo documento.

Tirar documentação no Brasil além de ser extremamente burocrático, é também caro. Em alguns casos você poderá solicitar a segunda via do RG gratuita e não precisar pagar a taxa ao órgão. Saiba no texto de hoje quais são as circunstâncias e como fazer isso, veja tudo a seguir.

Alguns grupos tem direito à segunda via do RG gratuita.

Em algumas situações, o documento pode ser emitido novamente de graça. (Foto: Divulgação)

Veja também: Como tirar segunda via certidão nascimento gratuita

Como tirar o RG?

O Registro Geral da pessoa física é um dos documentos mais importantes da vida do civil, é ele que vai provar seu nome completo, seu cadastro, sua assinatura, sua imagem física, suas digitais, CPF e filiação, ou seja, prova quem você é.

O RG tradicional não possui validade e será usado por toda a sua vida toda vez que for solicitado para fazer cadastros, registros, compras e viagens.

Em viagens aos países que pertencem ao Mercosul é possível que você viaje portando apenas o seu RG, sem a necessidade de apresentar passaporte.

Para tirar o RG você vai precisar:

  • 02 fotos 3×4 coloridas
  • Certidão de Nascimento original (pode ser uma cópia autenticada) e uma (01) cópia simples – para solteiros.
  • Certidão de Casamento original (pode ser uma cópia autenticada) e uma (01) cópia simples – para casados, divorciados e viúvos.

Esses documentos deverão ser apresentados no posto de identificação ou Casa do Cidadão e logo após uma taxa referente a emissão deverá ser paga.

Quando posso solicitar a segunda via?

Se você perdeu seu RG, foi roubado, furtado, extraviado, quer mudar de nome ou sobrenome, atualizar a foto ou o documento está em mau estado e danificado, poderá fazer a solicitação de uma segunda via atualizada.

Quando posso pedir a Segunda Via do RG gratuita?

Em alguns casos específicos e mediante a comprovação, será possível fazer a solicitação no órgão de uma segunda via do seu documento sem que precise de pagar a taxa de emissão.

A situações são:

  • Furto
  • Roubo
  • Pobres perante a lei
  • Desempregados há mais de 3 meses
  • Homens acima de 65 anos
  • Mulheres acima de 60 anos
  • Cidadãos que possuem erro de digitação no documento

Se você sofreu um roubo ou furto de sua identidade, é necessário que você leve até o posto de atendimento os documentos citados no tópico acima e também o boletim de ocorrência registrado na delegacia que irá provar o infortúnio.

Se você é pobre perante a lei, deverá assinar o termo de pobreza que declarará sua situação, ele pode ser solicitado no posto do Cidadão.

Os desempregados há mais de 3 meses sem registro deverão levar a carteira de trabalho original para provar sua atual situação.

Homens e mulheres com mais de 65 e 60 anos, respectivamente, provarão sua condição através da certidão de nascimento.

Cidadãos que possuem erro de digitação no documento e que querem a correção, deverão se apresentar no prazo de até 90 dias após a emissão do documento com erro.

Casos que são obrigatórios o pagamento da taxa

Em alguns casos não será possível fazer a solicitação de gratuidade da segunda via do RG.

Se você perdeu seu RG, ou ele foi extraviado, ou quer atualizar sua foto, mudar de nome ou sobrenome, ou está em mal estado e danificado você terá a obrigação de pagar referente à emissão da segunda via do seu documento.

A taxa referente à emissão poderá ser paga no Banco do Brasil ou Santander. O valor dela é variável de Estado para Estado. Faça uma pesquisa antecipadamente para descobrir o valor referente à esta taxa na sua cidade.

E aí? Restou alguma dúvida com relação a emissão da segunda via do RG gratuita? Comente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 94

Segunda Via do RG gratuita: veja quem tem direito e como emitir

Comente