Bolsa Família Cancelado 2019. O que fazer para recuperar?

Cadastro desatualizado pode levar ao cancelamento do benefício.

Saiba o que fazer para recuperar o seu Bolsa Família cancelado. Ao descumprir alguma das regras do programa, imediatamente a família perde o direito de receber o benefício, no entanto, é possível reverter a situação.

Muitas famílias acabam sofrendo com o cancelamento do benefício. (Foto: Divulgação)

Muitas famílias acabam sofrendo com o cancelamento do benefício. (Foto: Divulgação)

O Programa Bolsa Família é um dos principais benefícios sociais ofertados pelo governo federal. O direito de receber é de toda família com renda mensal de até 178,00 por pessoa, após realizar o cadastro, a família recebe o dinheiro mensalmente.

O que causa o cancelamento do Bolsa Família?

Ao se cadastrar no programa, a família deve cumprir com algumas exigências para não deixar de receber o auxílio do governo. Veja a seguir os principais motivos para o cancelamento do benefício:

1 – Crianças e adolescentes fora da escola

A principal exigência é manter as crianças em idade escolar matriculadas na escola e com frequência regular, ou seja, superior a 85% em cada ano letivo. A única exceção é para adolescentes com idade de 16 a 17 anos, que podem ter frequência mínima de 75%.

2 – Carteira de vacinação desatualizada

O Bolsa Família é ofertado com o objetivo de garantir direitos básicos aos cidadãos de baixa renda, portanto, além do acesso à educação, ao passar a fazer parte do programa, a família tem como obrigação manter todos os menores com a carteira de vacinação atualizada, apresentando o documento sempre que a atualização de dados for realizada.

3 – Renda acima da declarada

Outro motivo para ter o Bolsa Família cancelado é se a família superar o limite de renda permitido. O Bolsa Família é pago para quem tem renda de até 178,00 por pessoa. Quando a família ultrapassa esse limite, o pagamento deixa de ser feito.

4 – Ausência de saque

Quando a família, contemplada pelo programa, não efetua o saque do benefício por 90 dias, o MDS faz o cancelamento. O desligamento acontece de forma automática porque entende-se que os beneficiários não precisam da assistência financeira do governo.

5 – Informações incorretas

Muitas famílias necessitam do benefício, mas sofrem com o cancelamento porque o cadastro conta com informações divergentes. Portanto, para não se tornar uma vítima do Pente Fino, você deve verificar se os dados cadastrados no CadÚnico estão corretos. Qualquer mudança precisa ser informada ao MDS, inclusive uma simples troca de escola do filho.

6 – Cadastro desatualizado

Pelo menos a cada dois anos, o beneficiário do Bolsa Família precisa se preocupar com a atualização cadastral. O responsável familiar mostra os seus documentos e dos outros integrantes da família para validar as informações.

Na hora de atualizar o cadastro, é importante informar a gestão municipal sobre uma possível mudança de endereço, nascimento de um filho ou morte de um membro da família. Além disso, também é fundamental comunicar o MDS uma diminuição ou aumento na renda da família.

O que fazer para não ter o Bolsa Família cancelado?

Além de cumprir com todas as exigências do programa, é necessário manter os dados cadastrais sempre atualizados. Essa atualização é obrigatória e deve ser feita em um dos centros de atendimento onde haja representantes do Bolsa Família, como no Cras (Centro de Referência e Assistência Social).

Para fazer o recadastramento do Bolsa Família é necessário apresentar os documentos pessoais de todos os integrantes da família, comprovante de residência, carteira de trabalho, carteira de vacinação, histórico escolar e comprovantes de pagamento (se houver).

Bloqueio e suspensão do benefício antes do cancelamento

Após o descumprimento de uma condicionalidade, o Bolsa Família não é cancelado imediatamente. O MDS faz uma advertência, considerada leve, e que não resulta em prejuízos financeiros para o núcleo familiar. O alerta fica no cadastro do benefício por seis meses e também pode ser consultado pelo aplicativo do programa.

Se a situação não for regularizada, o Bolsa Família é bloqueado. Isso significa que a família fica sem receber a ajuda financeira do governo federal por 30 dias. Assim que o impasse for resolvido, o valor que não foi liberado poderá ser sacado junto com o repasse do mês seguinte.

Caso uma nova exigência seja descumprida, no prazo de seis meses após o bloqueio, o cidadão tem o seu benefício suspenso por 60 dias. Isso significa que a família não tem como sacar as parcelas referentes aos dois meses.

Na ausência de medidas para regularizar a situação, o Bolsa Família é cancelado.  Geralmente o cancelamento acontece quando o MDS verifica que a família descumpriu as regras do programa em diversos momentos durante o ano.

Como recuperar Bolsa Família cancelado?

A primeira providência a tomar quando o Bolsa Família deixa de ser pago é procurar saber qual a situação do benefício, já que pode ser cancelado, bloqueado ou suspenso. Para isso, acesse o SIBEC, uma ferramenta da Caixa Econômica que disponibiliza algumas informações sobre cada família cadastrada. O aplicativo do Bolsa Família também é útil para identificar a situação do benefício.

Após descobrir a situação do benefício, o titular responsável pela família deve procurar o Cras ou qualquer outro lugar de atendimento do Bolsa Família para solicitar a liberação do benefício. Lá, a assistência social irá avaliar alguns dados sobre a família e também informar o real motivo do benefício ter sido cortado.

Operação Pente fino no Bolsa Família

Muitos benefícios são alvo de cancelamento por causa da operação pente fino, que começou no governo de Michel Temer e continua na gestão de Jair Bolsonaro. Em 2019, quando teve início a revisão dos cadastros, eram 15 milhões de pessoas recebendo dinheiro do programa, sendo que um terço dos pagamentos apresentavam irregularidades.

Em dois anos, o pente fino eliminou 5 milhões de famílias que estavam em situação irregular no programa. Com essa fiscalização mais severa, o governo passou a pagar o benefício para aqueles que realmente precisam  e aguardavam na fila.

Ainda tem dúvidas sobre o Bolsa Família cancelado? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 110

Bolsa Família Cancelado 2019. O que fazer para recuperar?

44 comentários

  • Danusa de oliveira nascimento:

    Faz seis anos que o meu bolsa familia foi cancelado procurei o Crás atualizei tudo certo ho meu cadastro mas a pessoa de lá diz que não depende dela liberar meu beneficio e assim estou sem receber governo avaliem ai meu cadastro e me ajudem

    Responder
  • Geisa Jesus santos:

    Boa noite meu bolsa família foi bloqueado eu já fui na prefeitura FIS o recadastramento ai a moça falo q ta tudo OK mas eu liguei na caixa mim falarão que ta cancela oque eu faco pra volta a recebe

    Responder
  • Luciane ziomko ferreira caldas:

    Por favor meu bolsa familha foi cancelado eu preciso ja recadastrei me ajudem como faço para recuperar

    Responder
    • Cristiane Alves de Souza:

      Meu bolsa família foi cancelado como faço para recuperar

      Responder
  • Rosenilda Vasconcelos dos santos:

    Porque o meu bolsa família foi cancelado

    Responder
  • angela:

    Meu bolsa familia foi cancelado disseram que eu tinha a renda acima do permitido

    Responder
  • Erica:

    Meu bolsa familia foi cancelado motivo renda maior mais como se acabei de ter uma bebe. Nao posso trabalha meu esposo so faz bico quando tem ?

    Responder
    • Ariane:

      eles acham q pelo fato de uma pessoa trabalhar é o suficiente..uma amg minha paga aluguel de 650,00 fora agua e luz e comida,um filho q necessita de remedios e o marido arrumou um trabalho ta ganhando 930,00 eles cancelaram o beneficio dela,mas será q realmente só pelo fato dele esta trabalhando e ganhando 650,00 da pra se manter com tantas despesas ? eles tinham q rever isso ai pq tem muita gente sendo prejudicada e quem n precisa esta recebendo

      Responder
  • alessandra aparecida anastacio:

    Porq bolsa familia foi cancelado ?tem muito gente tem bolsa família que ta sem nada (comida) acabou com Natal as pessoas ??????

    Responder
    • helena:

      verdade,cancelou muitos benefícios de quem não trabalha fichado.Ainda mais com essa crise por falta de emprego,o meu foi cancelado e meus filhos estao necessitando,mais pelo
      jeito nao adianta muito correr atrás.

      Responder
  • Cicera:

    Tenho dois filhos meu bolsa família foi cancelado tem gente que receber e não precisa eu tô pensando muito volta receber tem três anos que não recebo com é que faço pra voltar receber cicera

    Responder
  • Ronilsa:

    Oi meu bolsa família foi cancelado queria saber como faço para que volto para receber estou desempregada preciso de uma ajuda

    Responder
  • Renata:

    Boa tarde ! O meu tbm foi cortado eu tou muito triste. Meu dinheiro é pouco da onde trabalho pg aluguel, moro com duas duas filhas e dois netos de 2 aninhos e uma de 1 mês . Tenho passado muita dificuldade, faz muita falta.???Por favor olhem por nós

    Responder
  • sueli pedroso:

    Meu bolsa familia foi cancelado .e eu estou desempregada nao tenho nei uma reda .no momento tenho 3filhos o que faço

    Responder
  • Vânia dos santos costa:

    Um absurdo corta de quem precisa e quem não precisa ta ai

    Responder
  • Eliane:

    Gostaria de fazer uma reclamação
    Meu benefício foi cancelado
    Tenho.3 filhos pago alugel
    Minha renda 600 reais a pensão de minhas filhas ,pq vc não verifica certinho quem realmente precisa. Pq conheço muitas.pessoas que não precisa.e tá recebendo

    Responder
    • Mariza Esquitine Ferreira:

      Boa tarde meu bolsa família foi cancelado em julho do ano ppassado, fui no cras a assistente social falou que era pra eu esperar mas até agora nada ,por favor me ajudem minha renda é de R$400,00 por mês me ajudem.

      Responder
  • zilaidepereira10@gmail.com:

    Porque existe muita pessoas que trabalham no próprio setor de serviços do cras e recebi o bolsa família e muito outros trabalham registrado e recebem e quem precisa é cancelado?

    Responder
  • Marcia de sousa silva:

    Como faço para atualizar o meu bolsa família estando cancelado por falta de atualização se na minha vila não tem agente do cras?

    Responder
  • Ione Barbosa Bonfim:

    Eu estou desempregada e meu bolsa família toda vez q eu vou cras eles falaram q está em análise mais gente a depender do benefício fica difícil é fácil falar só sabe quando está na pele

    Responder
  • Giselda Alves dos santos:

    Desbloqueia aí o meu pelo amor de Deus e mi trás o compra o material escolar não tem mi ajudem

    Responder
  • Giselda Alves dos santos:

    Faz dias fez outros cadastro e nada até agora mi ajudem ai desbloqueia o meu preciso urgente

    Responder
  • Maria jose:

    Oi gente meu bolsa familia foi cancelado em janeiro de 2017 alegaram que eu tinha renda superior mas não estou trabalhando so fasso bico em buffets de final de semana pago aluguel tenho tres ffilho isso fora agua luz gas fraldas leite que muitos pais sabem que gastamos muito com criancas fora o dia que ficam doentes sou separada crio meus filhos sozinha com tudo isso pergunto para esse governo sem vergonha onde tenho renda mensal superior se tem dias que nao tenho como comprar nem pão pros meus filhos tomar café. Meu deus que mundo injusto mas não vou deixar assim vou correr a trás nao por mim mas pelos meus filhos e um direito deles

    Responder
  • Kellen:

    Olá fui na cx economia tirar um simples extrato bancário, e saiu pra mim que meu bolsa família estava cancelado por falta de mim retirar o dinheiro, porém nunca tive resposta se eu tinha sido aprovada ou não, nunca chegou pra mim a cartinha e nem o cartão na verdade eu nem sabia que tinha esse dinheiro pra eu receber. Agora como faço pra resgatar.? Ou tudo está perdido, já fui no cras la eles não me informam nada. O que faço
    O próprio banco me mostra até o saldo atual que foi cancelado. Me ajudem.

    Responder
  • lucilene de Jesus silva:

    Eu sei bem o que é ficar sem receber esse benefício minha filha tá sem ir pra escola a um mês porque não tenho um emprego não recebola o bolsa desde de outubro já física o recradasto e até agora nada .e conheço alguém q ganha 450.tem 20 anos solteira né filhos tem .

    Responder
  • Fernanda:

    Já atualizei e nada eu tenho duas filhas uma de 7 anos e a outra de 1 ano e 8 mês meu esposo tá desempregado eu estou desempregada não tem salário nenhum me ajuda aí gente.

    Responder
  • Hilda das Graças Alves de Oliveira:

    meu bolsa família fui bloqueada e depois fui cancelado pois q as cistente social fui em casa elas viro minha citoasao

    Responder
  • Ana Lúcia de Freitas:

    Meu bolsa família foi cancelado queria saber o por que
    Nunca me aconteceu isso

    Responder
  • Ana Paula:

    Já atualizei o meu bolsa família , como faço pra desbloquear, posso receber de novo tenho quase, um ano sem receber

    Responder
  • Ana Paula:

    me ajudem quero receber meu bolsa família de novo, estou precisando muito, o craz não me dar nenhuma posição , por favor me ajudem…

    Responder
  • Lisiane Silva Souza dos santos:

    Meu beneficio foi cancelado por que meu esposo recebe um salário mínimo mais eu tenho duas filha na escola e um de dois anos oque eu faço para receber pelo menos os das crianças

    Responder
  • Vanderleia Rodrigues Bezerra:

    Boa noite! Estou desempregada e meu bolsa família foi cancelado, depois do governo Michael teme entro na presidência, pós tem uma filha de 4 anos e moro com ela , pós estou precisando muito que meu bolsa família volta pra mim ajudar,com a educação da minha filha.espero a colaboração do governo Michael teme?

    Responder
  • Ana Maria:

    TIVE O MEU BOLSA FAMÍLIA CANCELADO NO MOMENTO QUE PRECISAVA P/ COMEÇAR PAGAR MINHA APOSENTADORIA POIS SEMPRE FUI DONA DE CASA!TEM COMO REVERTER O CANCELAMENTO? OBRIGADA.

    Responder
  • Glaciele Evangelista dos reis:

    Recadastrei meu bolsa familia ja faz mais de um mes,e quando vou tentar sacar o beneficio ta dando que foi cancelado,que faco me ajudem-

    Responder
  • Maria aparecida ribeiro da silva:

    Tive meu bolsa família cancelado pq tenho aquele tal de mei ativo pois abri este mei como forma de contribuir com INSS e n como empresária n tenho onde cair morta faço bico pra sobreviver pois tenho três filhos e n posso deixar sozinhos tenho várias contas de luz e água atrasada e aluguel tá faltando o q comer para meus filhos e dizem q sou empresária empresária de merda

    Responder
  • Raquel silva:

    Tenho 5 filhos Morro em uma palafita se o governo quiser vim aqui na minha casa ver minha situação eles vai sentir na pele o sofrimento ainda cancela. Uma bolsa familia com uma mãe desempregada esse Michel temer e um sangue ruim pow vou preocurar saber vou correr atras vou até no Japão mais não vai ficar assim São cinco crianças não animais

    Responder
  • Raquel silva:

    Cinco filhos e bolsa cancelada vou correr atrás e vou colocar o ministério público passar vergonha vou tirar fotos dos meus filhos no meu barraco quero ver isso é uma injustiça com uma família humilde???

    Responder
  • Maria José angelo:

    Como faço para recuperar meu benefício

    Responder
  • Jocelia carvalho dos santos:

    Meu beneficio foi cortado e eu não tem renda nenhuma. Só meu marido que trabalha e só ganha um salário. Tenho um filho de 9 anos que está estudando… será mesmo que eu não tem direito um salario para tantas contas que tenho que pagar?

    Responder
  • shirley cristina de oliveira:

    Palhaçada esse beneficio. É direito nosso e cancelaM principalmente quando mais precisamos e quem não precisa recebe.

    Responder
  • Enide Maria Freitas da Silva.:

    É muito estranho eles mandam a gente recadastrar todo o ano e a gente faz o que eles pedem e mesmo assim cortam sem ao menos ir na casa da pessoa tirar saber da verdade sobre cada um sei que tem muitas gente que tem casa própria carro no nome tem só um filho e ainda recebem a gente é desempregada i eles simplismente cancelam Aff! Só por Deus…

    Responder
  • Ana Lúcia Teles de Sousa:

    Meu Bolsa família foi bloqueado. Preciso tanto desse dinheiro, não trabalho, tenho 3 crianças todos na escola, compro TD como eles mandam. Já fui 3 vezes ao CRAS e dizem que tá TD certo e continua cancelado.

    Responder
  • Adriana:

    Olá! Já atualizei meus dados e me disseram que 3 meses eu voltaria a receber, mas já fazem 6 meses e nao recebi ainda… no aplicativo diz que : meu extrato esta sendo atualizado. Será q ainda recebo. ??

    Responder
  • Valeria pereira capanema:

    Fiz o cadastro do bolsa familia a 1 ano atras e fui aprovada a 10 meses atras meu cartão do bolsa familia chegou em outra cidade. Não recebi carta nenhuma dizendo que fui aprovada. Ia sempre no cras da minha cidade pedir informação e eles sempre disseram que não tinha sido aprovada ainda..Nessa enrolação, eu sem sabe de nada, fui descobrir esses dias que meu cartão tinha chegado e estava em outra cidade. Fui la buscar o cartão, desbloquei, fiz a senha E quando fui pegar o dinheiro, meu bolsa família estava cancelado..Isso e uma injustiça pois eu não fazia ideia que meu cartão tinha chegado por falta de informação do cras da minha cidade..to desesperada pois estou precisando muito desse beneficio pois tenho uma criança de 1 ano para criar

    Responder

Comente