Cartão de débito Bolsa Família para conta Caixa Fácil

Cartão com função de débito facilita o uso do benefício no dia a dia.

Até alguns anos atrás, os beneficiários do maior programa social do Brasil utilizavam um cartão simples para receber o auxílio financeiro do governo, que permitia o saque do pagamento uma única vez por mês. Com a modernização do sistema, o Bolsa Família ganhou um cartão de débito exclusivo, que tem vínculo com uma conta poupança Caixa Fácil e oferece uma série de vantagens.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, que existe com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os beneficiários recebem uma ajuda financeira todo mês, cujo valor varia de acordo com a composição familiar e renda. Em contrapartida, as famílias beneficiadas precisam manter o cadastro atualizado, deixar a carteira de vacinação das crianças em dia e prezar pela boa frequência escolar.

O benefício do governo é creditado todo mês em uma conta, gerida pela Caixa Econômica Federal. Há diferentes cartões disponíveis para sacar Bolsa Família, sendo que a opção mais favorável é o cartão de débito da Poupança Caixa Fácil. Com esse recurso, o cidadão assistido pelo programa pode usar o valor do seu benefício aos poucos, sem a necessidade de sacar o dinheiro em espécie. Outra vantagem é o rendimento de juros, que não é muito, mas já ajuda as famílias de baixa renda.

Como funciona o cartão de débito do Bolsa Família?

Cartão de débito Bolsa Família vinculado à poupança

O cartão de débito Bolsa Família é um cartão magnético, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em 2016 para que as pessoas de baixa renda possam receber o Bolsa Família com mais facilidade. O recurso serve para receber o benefício no caixa eletrônico, casa lotérica ou agência da Caixa. Mas não é preciso sacar tudo de uma vez. Além disso, também pode ser usado para fazer compras em supermercados, farmácias, padarias, papelarias, entre outros estabelecimentos que aceitam bandeira Elo.

O cartão funciona apenas com função de débito, ou seja, desconta os valores da conta Poupança Caixa Fácil. Ele serve apenas para essa finalidade, portanto, não permite fazer compras parceladas no crédito ou contratar produtos da Caixa.

O valor médio depositado na conta poupança é de, em média, R$160,00 por família.

Vantagens

Quem substitui o cartão do Bolsa Família tradicional pelo de débito conta com uma série de vantagens. Entre elas, vale destacar:

  • Mais segurança para usar o dinheiro;
  • Direito à quatro saques gratuitos por mês;
  • Direito à emitir dois extratos sem tarifa;
  • Juros de rendimento sobre o saldo (se o dinheiro permanecer na conta por mais de 30 dias).
  • Consulta ao saldo de graça pelo aplicativo.

Como fazer o cartão de débito Bolsa Família?

O beneficiário do bolsa Família precisa abrir uma conta na Caixa Econômica Federal para ter acesso ao cartão de débito exclusivo do programa. O procedimento pode ser feito numa  lotérica ou em um correspondente Caixa Aqui. Os documentos exigidos são: CPF e RG. O comprovante de residência e comprovante de renda não são solicitados para a abertura de conta Poupança Fácil da Caixa. Após isso, dentro do período de 15 dias, o beneficiário recebe em seu endereço o cartão de débito do Bolsa Família, entregue pelos Correios.

Como realizar compras?

É necessário desbloquear o cartão de débito do Bolsa Família para fazer compras. Para isso, hora de fazer o pagamento, informe a senha que foi cadastrada na abertura da conta. O desbloqueio é automático na primeira utilização.

Mais de 1 milhão de estabelecimentos aceitam esse cartão como forma de pagamento. Portanto, o titular não terá mais a dificuldade de ir até a agência, correspondente ou lotérica para sacar o dinheiro.

Tendo saldo em conta, a compra com o cartão de débito acontecerá sem problemas. Se, por acaso, o beneficiário desconhece a quantidade de dinheiro que tem disponível para o uso, ele pode fazer uma consulta pelo celular, através do aplicativo da Caixa, disponível para Android e iOS.

Os saques podem ser realizados a qualquer hora, bem como a consulta ao saldo total. É importante salientar, ainda, que existe um limite de até R$ 3.000,00 por mês para se manter na modalidade de poupança Caixa Fácil (isenta de taxas de administração e de tributação).

O cartão de débito Bolsa Família oferece segurança, tranquilidade e praticidade na compra de vários produtos, como alimentos, remédios, material escolar e botijão de gás. Ainda tem dúvidas sobre a emissão e uso? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cartão de débito Bolsa Família para conta Caixa Fácil

Comente