Como tirar segunda via do Cartão Cidadão? Será que é muita burocracia? A posse do cartão é indispensável para realizar inúmeras operações. Por isso, deve-se ter muito cuidado para que não seja perdido, furtado ou extraviado de alguma forma. Sendo assim, em caso de perda, você tem mesmo que solicitar um novo.

O Cartão Cidadão é a chave para ter acesso a recursos como a consulta do seu PIS (Programa de Integração Social), sacar o Seguro-Desemprego e consultar o extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Então saiba agora o que fazer para tirar a segunda via.

Aprenda como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão

 

Passo-a-Passo de como tirar segunda via do cartão cidadão

1 – Caixa

Primeiramente, você deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para informar que perdeu o seu cartão. Esse contato deve ser imediato, para que você não fique muito tempo sem seu acesso.

Uma vez que você já fez seu Cartão Cidadão, você já sabe que todas as suas dívidas sobre seguro e FGTS devem ser sanadas pela Caixa.

2 – Informações

Ligue para o número de telefone da Caixa, 0800 726 0207, para dar entrada na sua solicitação de segunda via do cartão.

Para validar o pedido, tenha em mãos:

  • Número do PIS/PASEP
  • Seus dados pessoais

Tem mais dúvidas sobre o procedimento? Guarde esse número com você para ligar sempre que surgir algum questionamento. A ligação é totalmente gratuita, e os atendimentos irão te encaminhar para as pessoas mais indicadas a te ajudar.

Como sabemos, a Caixa é a responsável pelos assuntos relacionados ao Seguro-Desemprego e saque do FGTS.

Outra forma de conseguir a segunda via do Cartão Cidadão é indo pessoalmente a uma agência de Caixa. Os funcionários estão instruídos para resolver o seu problema e pedir um novo cartão.

Será necessário levar com você, além do PIS/PASEP:

  • CPF
  • RG (carteira de identidade) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Carteira de Trabalho

3 – Recebimento do Cartão

A segunda via não sai de imediato. Tenha em mente que ela demora cerca de quinze dias para ficar pronta. Portanto, não espere para entrar em contato com a Caixa.

Não encontrou seu cartão? Informe o problema assim que for identificado.

Após o prazo para produção da segunda via, você escolhe se prefere receber pelo correio ou retirar na agência da Caixa.

A segunda via do documento leva 15 dias para ficar pronta. (Foto: Divulgação)

Cuidados Importantes

Já perdeu seu Cartão Cidadão? Quando receber a segunda via, tenha um zelo maior por ele se tratar de um documento importante.

Se ele é utilizado em momentos pontuais, não há necessidade de andar para cima e para baixo na carteira ou no fundo da bolsa. Sendo assim, proteja sua integridade e evite dor de cabeça no futuro.

Embora seja simples e gratuito solicitar um novo cartão, pense que por volta de quinze dias você terá de esperar o cartão para poder sacar o seu FGTS, por exemplo.

Agora você já sabe como tirar segunda via do Cartão Cidadão e não ser prejudicado pela falta dele. Cuide com atenção do seu documento para evitar transtornos. Compartilhe as informações.

Como tirar segunda via do Cartão Cidadão? Aprenda aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *