Saldo Cartão Cidadão: aprenda como fazer a consulta

Possui o cartão cidadão e quer saber quanto tem de saldo do seu benefício? Veja aqui o passo a passo.

Para quem recebe benefícios do Governo Federal é importante estar sempre a par do saldo cartão cidadão, mas poucas pessoas sabem onde e quando podem fazer essa consulta. No artigo de hoje você poderá tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar o que é o cartão cidadão, para que ele serve, como fazer a solicitação do seu, a segunda via e também ensinar como consultar o seu saldo. Veja tudo a seguir!

Aprenda a consultar o saldo cartão cidadão.

O Cartão Cidadão foi criado para facilitar o recebimento de benefícios. (Foto: Divulgação)

Veja também: Como tirar segunda via do Cartão Cidadão

O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é um cartão oferecido pela Caixa Econômica Federal para facilitar o recebimento de benefícios de que o cidadão tem direito de receber.

Nele contém o seu nome e seus dados como o PIS. Ele pode ser usado por todos os cidadãos que estão inscritos em benefícios sociais, pode ser usado em todos os canais de atendimento da Caixa em todo o país, nos municípios brasileiros.

Quem pode ter?

Têm direito ao cartão cidadão todos que estão recebendo FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial e também que está recebendo as parcelas do seguro-desemprego.

Todos que possuem o esse cartão conseguem saber o seu saldo, mas também quem não possui o cartão também consegue saber informações referentes ao seu extrato do FGTS, por exemplo.

O cartão cidadão não é obrigatório para o recebimento dos benefícios, ele é facultativo, mas facilita muito o recebimento destes.

Como consultar o saldo cartão cidadão?

Use a internet para consultar o seu saldo com mais praticidade. (Foto: Divulgação)

A consulta do saldo cartão cidadão é simples e muito rápida de você fazer, não é necessário se deslocar para nenhuma agência da Caixa, você poderá fazer de casa mesmo através do site da Caixa Econômica Federal.

Acesse o a página de Serviços Sociais Caixa para a consultar o saldo.

Tenha em mãos o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a sua senha para a internet. Caso você ainda não tenha a senha, poderá cadastrar logo abaixo, escolha a opção “Cadastrar Senha”.

  • Preencha os campos com o número do NIS
  • Preencha logo após com a sua senha
  • Marque a opção “Não sou um robô”
  • Veja o saldo do seu cartão cidadão.

Viu como é simples? Você pode consultar todos os dias e a hora que quiser.

Perdi meu cartão cidadão: e agora?

Não se preocupe se você perdeu o seu cartão cidadão, você não deixará de receber o seu benefício e nem terá problemas para consultar o seu saldo.

Para receber o benefício sem o cartão, você deverá comparecer à alguma unidade de atendimento da Caixa com seus documentos originais e sacar o valor devido diretamente no caixa.

Para fazer a solicitação da segunda via do cartão cidadão você poderá de forma simples ligar gratuitamente para o número de atendimento da Caixa: 0800 726 0207 – e fazer sua solicitação. Dentro de 15 dias você receberá no seu endereço a segunda via do seu cartão cidadão.

Recebi meu cartão: e agora?

Após receber o seu cartão cidadão você deverá procurar uma agência da Caixa para cadastrar sua senha. Esta senha é que você usará nos terminais eletrônicos para fazer o saque do valor dos benefícios sem a necessidade de enfrentar filas em caixas convencionais.

No ato de cadastramento de senha na agência, você deverá assinar um Termo de Responsabilidade e deve também levar um desses documentos originais:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Identidade Militar; ou
  • Passaporte.

Após o cadastramento da senha o seu cartão estará habilitado para facilitar o recebimento dos benefícios devidos ao cidadão através do governo.

Viu como é simples consultar o saldo cartão cidadão?

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 6

Saldo Cartão Cidadão: aprenda como fazer a consulta

Comente