Acompanhamento Bolsa Família de saúde: acesso aos serviços do SUS

O acompanhamento Bolsa Família de saúde é oferecido a todas as famílias beneficiadas pelo programa, especialmente aquelas com crianças menores de 7 anos e gestantes. Leia a matéria para entender melhor as ações desenvolvidas em parceria com o SUS.

O Bolsa Família é um programa social desenvolvido pelo Governo Federal. Ele se preocupa em oferecer uma assistência financeira às famílias pobres do Brasil. Além da transferência direta de renda, a iniciativa também conta com serviços de saúde.

O Bolsa Família realiza o acompanhamento das condicionalidades de saúde. (Foto: Divulgação)

O Bolsa Família realiza o acompanhamento das condicionalidades de saúde. (Foto: Divulgação)

Muitas famílias, que vivem em condições de pobreza ou extrema pobreza, se deparam com dificuldades para ter acesso aos serviços básicos de saúde. Para resolver esse problema, o Programa Bolsa Família criou uma agenda de saúde do PBF no SUS.

Os membros da família, beneficiada pelo programa, podem contar com acompanhamento de profissionais da saúde. A equipe, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), faz de tudo para garantir as condições básicas de nutrição e prevenção de doenças.

O que é o Acompanhamento Bolsa Família de saúde?

O Bolsa Família, por intermédio do SUS, realiza o acompanhamento de milhões de famílias brasileiras atendidas pelo programa. Os profissionais da saúde realizam avaliação nutricional e também acompanham as condicionalidades para ter uma vida saudável.

O Bolsa Família se preocupa com a nutrição das crianças. Foto: Reprodução/Ana Nascimento/MDS

O Bolsa Família se preocupa com a nutrição das crianças. Foto: Reprodução/Ana Nascimento/MDS

Ao acompanhar as famílias pobres, o programa Bolsa Família consegue verificar se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e se as mulheres grávidas estão realizando o pré-natal corretamente.

Os serviços de saúde, oferecidos aos beneficiários do PBF, se preocupam principalmente com a gestação saudável das mulheres, com a imunização das crianças e o desenvolvimento infantil.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o acompanhamento do Bolsa Família vai além de pré-natal e vacinas. Ele consegue apontar outras vulnerabilidades que acabam merecendo atenção do poder público. Exemplo: se a família tem uma criança com peso e altura inferior para a idade, isso significa que a alimentação está inadequada.

Os dados, coletados pelo Datasus, servem ainda para traçar o perfil de cada região do país e identificar os grupos populacionais de maior risco.

Quem é beneficiado?

O acompanhamento de saúde Bolsa Família tem como foco as crianças menores de 7 anos de idade e as mulheres, com idade de 14 a 44 anos.

Como funciona?

Uma equipe de saúde da família, normalmente composta por agentes comunitários, atende os beneficiários do Bolsa Família. Esses profissionais do SUS desenvolvem ações para proporcionar condicionalidades de saúde, nas unidades de saúde.

O acompanhamento é realizado a cada seis meses. (Foto: Divulgação)

O acompanhamento é realizado a cada seis meses. (Foto: Divulgação)

O MDS estabelece um calendário de acompanhamento de saúde Bolsa Família. A partir dessas datas pré-definidas, os gestores municipais planejam as visitas domiciliares ou mobilizações nas unidades básicas de saúde (UBS).

O acompanhamento do SUS é realizado a cada seis meses, levando em consideração as demandas locais.

Como acompanhar as ações?

Para se informar sobre as ações de saúde no seu município, faça uma consulta online ao Bolsa Família Datasus. Veja o passo a passo:

1. Acesse o site bolsafamilia.datasus.gov.br.

2. Clique no item “acesso restrito”. Informe usuário e senha.

3. Escolha a opção “Mapa de Acompanhamento”. Você pode fazer uma pesquisa por endereço, nome ou NIS do responsável.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o acompanhamento Bolsa Família de saúde? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.2
Total de Votos: 5

Acompanhamento Bolsa Família de saúde: acesso aos serviços do SUS

2 comentários

  • Andreia:

    Bom dia!!!! O acompanhamento do peso do bolsa família que ocorre a cada semestre do ano deve ser realizado por quais profissionais da saúde?

    Responder
  • Dilceu:

    Bom dia. Geralmente em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e é feito por profissionais da enfermagem.

    Responder

Comente