Remédios Gratuitos na Farmácia Popular: confira a lista!

Em busca de remédios gratuitos na Farmácia Popular? Então saiba que o programa ainda é executado em vários municípios brasileiros. Leia a matéria para entender melhor o programa e confira a lista de medicamentos.

Quem tem asma, diabete ou hipertensão não pode, de forma alguma, deixar de tomar os remédios. A interrupção coloca todo o tratamento em risco e resulta em complicações. Como nem todos os brasileiros tem condições de comprar medicamentos, o Governo resolveu fornecer de graça por meio da Farmácia Popular.

Os remédios gratuitos são para tratar diabetes, hipertensão e asma. (Foto: Divulgação)

O programa Farmácia Popular é um importante serviço de saúde do Brasil, voltado para a população carente que não pode comprar medicamentos (isso inclui os beneficiários do Bolsa Família). O objetivo é tornar os remédios mais baratos ou fornecê-los de graça aos cidadãos de baixa renda.

O que é a Farmácia Popular?

Farmácia Popular é um programa do Governo Federal, lançado em 2006 durante a gestão de Luis Inácio Lula da Silva para facilitar o acesso aos medicamentos em todo o país. Durante os três primeiros anos, a iniciativa beneficiou mais de 200 milhões de pessoas.

Como funciona a Farmácia Popular?

A Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com grandes redes de drogarias. Ela assegura descontos de até 90% na compra de medicamentos, especialmente aqueles que servem par tratar colesterol, osteoporose, glaucoma, diabetes e Parkinson. As pílulas anticoncepcionais também fazem parte do programa.

A oferta de remédios gratuitos na Farmácia Popular, por sua vez, depende de um programa chamado “Saúde Não Tem Preço”. Neste caso, a população pode obter gratuitamente medicamentos para tratar três doenças crônicas, ou seja, diabetes, hipertensão e asma.

Como pedir os remédios de graça?

É necessário apresentar receita médica para obter os remédios gratuitos na Farmácia Popular. (Foto: Divulgação)

Não existe filas ou burocracia para ter acesso aos remédios de graça. O cidadão só precisa encontrar um estabelecimento com o cartaz “Aqui Tem Farmácia Popular”, apresentar a receita do médico, o CPF e um documento pessoal com foto.

Lista de remédios gratuitos Farmácia Popular

Veja as medicações fornecidas gratuitamente:

Hipertensão: MALEATO DE ENALAPRIL, LOSARTANA POTÁSSICA, HIDROCLOROTIAZIDA, CLORIDRATO DE PROPRANOLOL, CAPTOPRIL e ATENOLOL.

Asma: SULFATO DE SALBUTAMOL, DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA e BROMETO DE IPRATRÓPIO.

Diabetes: INSULINA HUMANA, GLIBENCLAMIDA e CLORIDRATO DE METFORMINA.

Confira a lista de remédios gratuitos Farmácia Popular (arquivo em PDF).

Farmácia Popular acabou?

A Farmácia Popular continua funcionando. (Foto: Divulgação)

A Farmácia popular vai acabar em 2016? Esta foi uma pergunta recorrente ao longo do ano. O Ministério da Saúde, no entanto, garantiu que o “fim do programa” não passa de um boato.

Os remédios, fornecidos de graça, ajudam a tratar as principais doenças que causam internações no Brasil. Caso a distribuição dos medicamentos sem custo seja cessada, haverá um grande colapso na saúde pública no país. Portanto, mesmo em tempos de crise, o programa “Saúde Não Tem Preço” não deixará de existir.

A lista de medicamentos gratuitos é atualizada pelo Ministério da Saúde periodicamente. Para acompanhar as informações, acesso o Portal Saúde.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Remédios Gratuitos na Farmácia Popular: confira a lista!

Comente