Consulta Bolsa Família bloqueado pelo celular: aprenda aqui

A consulta Bolsa Família bloqueado pelo celular é muito simples de ser realizada. Você só precisa usar o dispositivo móvel para ter acesso ao site de programas sociais da Caixa Econômica Federal. Confira o passo a passo e esclareça as principais dúvidas.

O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda, desenvolvido pelo Governo Federal para ajudar as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício, pago mensalmente, ajuda nas despesas com educação, saúde e alimentação.

Use o celular para consultar a situação do seu benefício. (Foto: Divulgação)

Bloqueios e cancelamentos de benefícios

Desde que Michel Temer assumiu a presidência da república, o programa Bolsa Família vem sendo alvo de uma operação “pente-fino”. Com isso, o governo espera identificar irregularidades nos cadastros e suspender os benefícios que são pagos indevidamente. Em um ano, o PBF deixou de atender 350 mil famílias.

Diferentes motivos resultaram no bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família. Em geral, as famílias suspensas foram aquelas com renda acima do permitido, com cadastro desatualizado ou com informações incorretas no CadÚnico.

Você não recebeu o benefício do Bolsa Família nesse mês? Pois saiba que é possível fazer a consulta Bolsa Família bloqueado pelo celular e regularizar o cadastro.

Como fazer consulta Bolsa Família bloqueado pelo celular?

Acesse o site da Caixa para consultar o benefício. (Foto: Divulgação)

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) geralmente emite uma mensagem no extrato de pagamento do Bolsa Família, informando que o benefício está bloqueado. No entanto, muitas pessoas não leem o documento e acabam perdendo o prazo para regularizar a situação.

Para consultar Bolsa Família bloqueado pelo celular, o beneficiário deve usar o aparelho para acessar o site de programas sociais da Caixa. Nesse endereço, é possível realizar uma consulta pública por família, informando o Número de Inscrição Social (NIS) e o nome completo do responsável legal.

Além disso, também é possível verificar a situação do Bolsa Família no Acesso a conta da Caixa. Vale lembrar que muitos brasileiros, beneficiados pelo programa, recebem o auxílio financeiro mensal do Governo Federal através da conta poupança Caixa Fácil.

Aplicativo Bolsa Família

Aplicativo para consulta Bolsa Família bloqueado pelo celular.

O aplicativo do Bolsa Família facilita a vida dos beneficiários. (Foto: Divulgação)

Outra forma de consultar o Bolsa Família é utilizando o aplicativo oficial do programa. Para isso, é importante ter um smartphone com sistema operacional Android, iOS ou Windows Phone.

Após baixar o app do programa no celular, o beneficiário pode consultar o benefício, acessar o calendário de pagamentos e ainda encontrar o endereço da agência da Caixa mais próxima.

Enfim, o aplicativo é uma forma simples, prática e rápida de verificar se as parcelas do benefício foram liberadas para saque.

Veja a seguir os links para baixar o app no seu celular:

Como desbloquear o Bolsa Família?

Após identificar o bloqueio do Bolsa Família, você deve procurar o setor responsável pelo programa em sua cidade, como é o caso do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Ao buscar ajuda, será possível entender os motivos da suspensão dos pagamentos e regularizar o cadastro.

Para regularizar a situação cadastral, o titular do benefício precisa providenciar uma série de documentos e comprovar que está dentro do público-alvo do programa.

Comente