Consulta Cidadão: veja para que serve e como usar

Ferramenta permite verificar pendências cadastrais e gerar comprovante de inscrição no CadÚnico.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) criou o Consulta Cidadão, um mecanismo que permite realizar consultas com facilidade pela internet. Dessa forma, os beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais do Governo Federal não precisam ir até o Cras para obter informações.

O Cadastro Único, que reúne informações sobre políticas sociais no Brasil, completou 18 anos de história. Atualmente, ele reúne dados de famílias inscritas em mais de 20 programas, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O banco de dados conta com 28,5 milhões de famílias cadastradas, o que representa 76,7 milhões de pessoas. E para facilitar o acesso às informações cadastrais, o Governo Federal criou a ferramenta Consulta Cidadão em 2017, durante a gestão de Michel Temer.

O que é o Consulta Cidadão?

Página do Consulta Cidadão.

Até pouco tempo atrás, os cidadãos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), tinham que comparecer pessoalmente à unidade de atendimento para obter informações simples, como é o caso do Número de Inscrição Social (NIS). Com a criação da nova ferramenta, o MDS acaba com as filas e simplifica a vida dos brasileiros.

Quem utiliza a ferramenta pode obter o comprovante de inscrição no CadÚnico em apenas alguns minutos, de maneira prática e intuitiva. Esse documento costuma ser solicitado para isenção de taxa no Enem, em vestibulares de universidades públicas e concursos.

Caso o cidadão verifique erros no registro do CadÚnico, ele deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) pessoalmente e atualizar as informações o quanto antes. A atualização do cadastro requer a apresentação de documentos comprobatórios.

Para que serve?

A plataforma digital do MDS tem várias utilidades. Com ela, é possível:

  • Acompanhar os dados cadastrados no CadÚnico;
  • Consultar o Número de Inscrição Social (NIS);
  • Gerar comprovante de cadastro no CadÚnico para impressão;
  • Verificar se existe alguma atualização pendente no cadastro.

Como fazer a consulta?

Para realizar a consulta através da ferramenta, o beneficiário precisa preencher um pequeno formulário. A página solicita nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município (onde a família está cadastrada). Se as informações estiverem corretas, o certificado de cadastro no CadÚnico será emitido e pode ser exportado em PDF para imprimir.

Quem utiliza celular pode acessar o recurso com mais facilidade através do aplicativo Meu CadÚnico. Esse app está disponível para download na Apple Store e no Google Play.

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