Entenda o que é SISVAN e como funciona o sistema

Conheça o sistema que levanta informações sobre as condições nutricionais da população.

Saber o que é SISVAN é um tipo de informação válida tanto para os funcionários da saúde, como para os beneficiários do Bolsa Família. Isso porque, esse sistema criado pelo governo tem como propósito avaliar situação nutricional da população brasileira.Ele é considerado hoje a principal fonte de dados no que diz respeito aos hábitos alimentares do cidadãos do país.

Saiba o que é sisvan

A plataforma de dados do Sisvan pode ser acessada através de site ou aplicativo. (Foto: Divulgação).

Veja a seguir os principais detalhes sobre esse sistema!

Afinal, o que é SISVAN? Conheça a importância desse sistema!

Para você que ainda não sabe o que é SISVAN, a melhor forma de compreender as suas funções é entendendo o que cada letra representa. Essa sigla, que ainda gera algumas dúvidas refere-se ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

O principal objetivo desse sistema do governo é levantar dados referentes às condições nutricionais da população brasileira, bem como os hábitos que influenciam na alimentação diária.

A partir dessa coleta de informações, o governo obtém uma base sólida, que possibilita a criação e o planejamento de programas, relacionados às políticas de melhoria para alimentação.

Além disso, por meio da Vigilância Nutricional promovida pelo SISVAN, os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, de todos os municípios, conseguem reunir informações que traduzem o estado nutricional de diferentes camadas da população.

O estado nutricional classificado pelos SISVAN acontece por meio de índices antropométricos. Isso significa que os relatórios podem ter como alicerce a combinação de diferentes medidas como peso, altura e idade.

Tais dados acabam sendo usados também para a pesagem do Bolsa Família, com objetivo de checar se há casos de desnutrição, conferindo, assim, a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa.

Agora para entender realmente o que é SISVAN, veja baixo os três eixos que são a base dessa plataforma:

  • Formação de políticas públicas, estratégias, programas e projetos relacionados à alimentação;
  • Planejamento, acompanhamento e avaliação de programas sociais relacionados na área de alimentação;
  • Operacionalização e o ganho de eficiência nas ações do governo.

Quem pode usar o SISVAN?

Pelo fato desse sistema ter como foco a organização e avaliação da atenção nutricional, o acesso as informações do SISVAN é destinado a gestores e profissionais da saúde.

Além disso, vale lembrar que todo município brasileiro deve ter um responsável pelo SISVAN cadastrado no Sistema de Cadastro de Gestores de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que deverá também ser o responsável pelo cadastro do(s) técnico(s) locais.

SISVAN Web

Atualmente, a digitalização de sistemas de informação do governo é um avanço que vem facilitando a vida de milhares de brasileiros. Dentre eles, o SISVAN Web é a plataforma que hoje dá a chance dos estabelecimentos de saúde acessarem de maneira muito mais otimizada as informações referentes ao estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Outro ponto positivo dessa plataforma é a sua interface intuitiva, contemplada por funcionalidades como:

  • Cadastro individual e primeiro acompanhamento nutricional;
  • Mapa de acompanhamento;
  • Marcadores do consumo alimentar para menores de 5 anos;
  • Marcadores do consumo alimentar para indivíduos de 5 anos ou mais.

O acesso ao SISVAN Web é restrito, sendo destinado apenas aos coordenadores das ações do SISVAN nos municípios. Para fazer o login, é necessário que o usuário disponibilize o seu CPF e a senha pessoal.

Confira agora as funcionalidades do SISVAN WEB

Depois de conferir algumas informações sobre o que é SISVAN, entenda a tecnologia desse sistema por meio das funcionalidades disponibilizadas.

Acompanhamento

O acompanhamento oferece ao profissional da saúde todos os dados antropométricos dos indivíduos que estão cadastrados no sistema. Ou seja, informações relacionadas ao peso, idade e altura, que são encontradas por meio de uma ficha técnica.

Além disso, o sistema é contemplado por histórico de acompanhamento, que dá a chance do usuário realizar ações como:

  • Atualizar cadastro;
  • Registrar novo acompanhamento;
  • Visualizar acompanhamento do estado nutricional;
  • Visualizar acompanhamento do consumo alimentar;

Caso o individuo não seja encontrado do sistema, vale ressaltar que o gestor poderá realizar um novo cadastro.

Outro detalhe interessante em relação ao histórico de acompanhamento do SIAVAN, é que por meio dele é possível realizar três ações, com base nas seguintes condições:

  • Alterar: essa funcionalidade permite alterar o registro de acompanhamento SISVAN referente ao ano vigente, considerando o prazo de digitação no sistema.
  • Visualizar: dá a possibilidade de visualizar um acompanhamento específico ou de todos de uma única vez.
  • Excluir: refere-se a exclusão de um registro que apresente inconsistência ou implausibilidade dos dados, considerando o ano vigente e o prazo de digitação no sistema.

Lembre-se também que há dois tipos de acompanhamentos oferecidos pelos SISVAN, sendo eles:

Acompanhamento do estado nutricional

Neste acompanhamento o gestor tem acesso há três blocos de informações definidos da seguinte maneira:

  • Informações nutricionais;
  • Doenças, deficiências e intercorrências;
  • Vinculações;

Acompanhamento do consumo alimentar

O acompanhamento do consumo alimentar disponibiliza ao gestor a identificação dos alimentos consumidos e informações que apontam hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis do individuo. Com base nesses dados, órgãos públicos, como Ministério da Saúde, conseguem entender o perfil de consumo alimentício da população brasileira.

Mapa de acompanhamento

Para os indivíduos já estão cadastrados no sistema todo o acompanhamento posterior deve ser realizado pelo mapa de acompanhamento. Tal mapa pode ser impresso na seção de “Documentos”.

Com isso, as informações disponibilizadas através deste documento dão o apoio necessário para que vigilância nutricional de crianças e adultos possa influenciar na criação de políticas voltadas a nutrição e, até mesmo, no cardápio disponibilizado por instituições públicas, como escolas e hospitais. Visto que por meio desses dados fica mais fácil entender quais são as carências nutricionais da população.

Em relação ao registro das informações, é obrigatório constar no primeiro acompanhamento do estado nutricional de crianças menores de 02 anos todos os dados referentes à alimentação. Agora, para as gestantes deve haver um registro da data da última menstruação, bem como dados sobre doenças e deficiências.

Veja como funciona a plataforma do SISVAN

O acesso as informações do SISVAN deverá acontecer através da Plataforma E-GESTOR.  Com layout muito mais intuitivo, a readequação desse sistema teve como principal objetivo contribuir com a rotina do acompanhamento dos municípios.

Veja logo abaixo um passo a passo sobre o acesso:

Primeiro passo: para ter acesso a todos os dados do SISVAN, é necessário entrar no site https://egestorab.saude.gov.br/paginas/login.xhtml. Após a página ser carregada, o usuário deverá disponibilizar o seu nome e senha de acesso.

Foto: Reprodução

Caso o profissional da saúde ainda não tenha o seu cadastro no SISVAN, o mesmo deverá seguir todas as etapas do fluxograma abaixo:

Foto: Reprodução

Lembre-se também que o primeiro acesso do E-Gestor só pode ser realizado por meio do CNPJ e senha do Fundo Municipal ou Estadual de Saúde. Este primeiro contanto tem como objetivo cadastrar o gestor ou os gestores da Atenção Básica, permitindo assim o registro de outros integrantes de sua equipe.

Para realizar o cadastro os gestores deverão entrar em contato pelo e-mail: suporte.sistemas@saude.gov.br ou Disque Saúde, ligue 136, opção 8.

Segundo passo: Depois fazer o login, o usuário terá acesso aos acompanhamentos disponibilizados pelo SISVAN. As informações disponibilizadas sobre vigilância nutricional conferem dados estaduais e municipais, assim como a imagem abaixo representa.

Foto: Reprodução

Há alguma relação do SISVAN com o Bolsa Família?

Pelo fato do SISVAN disponibilizar dados sobre vigilância nutricional de milhares de brasileiros, esse sistema será indispensável para manter o cadastro do Bolsa Família em dia.

Isso porque, as crianças e mulheres idade fértil e gestantes são convocadas duas vezes ao ano para a pesagem do Bolsa Família. Tal procedimento é caracterizado pelas seguintes etapas:

  • Avaliação do estado nutricional;
  • Realização de exames;
  • Acompanhamento da vacinação de crianças menores de 7 anos;
  • Assistência ao período pré-natal de mulheres gestantes.

É importante lembrar que caso as famílias não cumpram com a pesagem do Bolsa Família, mediada pelo SUS e SISVAN, o benefício poderá ser cessado ou bloqueado.

Mais informações sobre o acesso ao SISVAN Web

O acesso as informações do SISVAN Web é contemplado, pode ser realizado de forma pública e restrita. No que diz respeito às informações públicas, qualquer brasileiro poderá consultar relatórios que oferecem dados relacionados aos hábitos de consumo alimentício da população.

Para os estudantes de Nutrição, por exemplo, a seção de “Documentos” é um ótima referência para a  realização de pesquisas acadêmicas. Visto que nesse espaço há um documento chamado Marcador de Consumo Alimentar, que oferece uma lista de alimentos com perguntas em relação o nível de consumo.

Agora em relação ao Acesso Restrito, o usuário pode registrar o tipo de acompanhamento a ser é realizado, como o atendimento de beneficiários do Programa Bolsa Família, bem como organizar dados que serão úteis para outras políticas públicas do governo.

Outro ponto importante é que tanto o Acesso Restrito como o Público pode ser feito por qualquer computador que tenha conexão com a internet.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Entenda o que é SISVAN e como funciona o sistema

Comente