Portal Bolsa Família Acesso Restrito: entenda como funciona

Fique por dentro das principais funções da plataforma que fornece todas as informações de cadastro do Bolsa Família para o usuário.

O portal Bolsa Família Acesso Restrito disponibiliza as 13,7 milhões de famílias beneficiárias informações relacionadas ao cadastro, saúde, extrato, valores, nutrição e vacinação das crianças que integram o núcleo familiar.

O portal Bolsa Família Acesso Restrito pode ser acessado através do DataSus

O portal Bolsa Família pode ser acessado pelo celular ou computador. (Foto: Divulgação).

E caso você queira evitar as longas filas na assistência social, é bom conferir este artigo até o final, pois abordaremos a partir de agora todos os pontos relevantes dessa plataforma responsável por otimizar a situação cadastral do usuário.

Portal Bolsa Família Acesso Restrito: entenda o que é o DataSus

Para os usuários do benefício mais popular do Brasil, os pontos de interrogação não abrangem apenas dúvidas de como  manter o cadastro do Bolsa Família ou como funciona a pesagem do auxílio. Alguns sistemas operacionais que visam facilitar o acesso a informações, também, são alvos de questionamentos.

Dentre eles, um que se destaca é o DataSus ou Portal Bolsa Família Acesso Restrito. Esse site criado pelo governo federal é responsável por hospedar o portal que apresenta todos os dados do programa Bolsa Família, sem que haja a necessidade do beneficiário sair de sua casa.

As funcionalidades do portal Bolsa Família DataSus facilitam a vida de qualquer beneficiário, uma vez que dados relacionados a saúde do núcleo familiar, nutrição das crianças, cadastros,  entre outros, são encontrados facilmente pelo site.

Abaixo veja mais detalhes sobre os serviços disponibilizados pela plataforma!

Benefícios do Portal Bolsa Família DataSus

Basicamente, através do portal Bolsa Família acesso restrito, tanto beneficiário, como o órgão responsável pelo auxilio acabam sendo privilegiados, isso porque, os principais benefícios da plataforma abrangem informações totalmente relevantes para o cadastro da família, sendo elas:

  • Avaliação nutricional de acordo com as fases do ciclo de vida, como crianças menores de 7 anos e mulheres entre 10 e 60 anos;
  • Acompanhamento das condicionalidades das famílias beneficiárias, como vacinação da criança de 07 anos e o pré-natal da mulher;
  • Dados relacionados a alimentação dos beneficiários de acordo com as áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco.

Entenda o que é o Bolsa Família Acesso Restrito

O acesso restrito ao Bolsa Família é uma seção da plataforma DataSus que disponibiliza ao usuário dados de pagamentos, informações sobre a gestão do programa, solicitação de mudanças, recomendações de mudanças, localização da prefeitura do município, controle social, entre outras.

É importante ressaltar que esse acesso só é permitido ao usuário que tenha um login e senha, que deverão ser registrados a partir de um cadastro no site do Ministério do Desenvolvimento.

Como realizar o Acesso Restrito do Bolsa Família?

Após o beneficiário ter criado o cadastro de login e senha no site do Ministério do Desenvolvimento, é disponibilizado o acesso a todas as funcionalidades do DataSus  .

Outro detalhe importante é que a edição de qualquer informação só poderá ser feita na cidade na qual o beneficiário reside, por pessoas capacitadas pelo controle do programa.

Dentre as alterações disponíveis, através do acesso restrito, é possível alterar dados de usuários integrantes do núcleo familiar e excluir os beneficiários do Bolsa Família.

Confira também  como fazer o cadastro do Bolsa Família 2018

Para você que está interessado (a) em  fazer cadastro no Bolsa Família, procure entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo ou prefeitura do município, caso não exista nenhuma unidade do CRAS na cidade.

Além disso, é necessário que o interessado faça um cadastro no CAD Único, que nada mais é do que um sistema do governo, no qual são armazenados dados de todas as famílias interessadas em participarem de programas sociais, como o Bolsa Família, ID Jovem, inscrição para o Programa Minha Casa, entre outros.

Em relação a documentação,  é preciso ter em mãos os documentos de identificação de todos os integrantes da família, comprovante de endereço , comprovante de renda de todos os assalariados e comprovante de matrícula; caso o núcleo familiar seja composto por crianças e jovens em idade escolar.

Valores do Bolsa Família 2018

Desde o dia 1º de julho o valor do  Bolsa Família  foi reajustado em 5,67%, sendo essa a maior alteração desde 2016, que abrangia a porcentagem de 4,01%.  Logo, a quantia que, até então, totalizava em R$ 177,71 contempla agora o valor de 187,79.

Vale ressaltar que para participar do programa, o beneficiário deve estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, comprovando assim uma renda mensal per capita de até R$178.

E aí? O que você achou deste artigo sobre o portal Bolsa Família Acesso Restrito? Compartilhe com a gente a sua opinião fique por dentro deste  blog!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Portal Bolsa Família Acesso Restrito: entenda como funciona

Comente