Pesagem no Bolsa Família: entenda como funciona

Crianças de até sete anos, mulheres de 14 a 44 anos de idade e grávidas beneficiárias do Bolsa Família devem realizar a pesagem.

A pesagem no Bolsa Família é uma ação realizada duas vezes por ano para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Verificar o peso é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e consequentemente, se há famílias fazendo mau uso do valor recebido mensalmente.

A pesagem no Bolsa Família serve para checar a desnutrição.

A pesagem é feita para identificar casos de desnutrição. (Foto: Divulgação)

A pesagem é determinante para o recebimento do Bolsa Família, os beneficiários convocados para a ação e que não comparecem as unidades de saúde no prazo informado, correm risco de ter o benefício suspenso ou cancelado. Por este motivo, é importante permanecer atento as chamadas e aos prazos divulgados no CRAS e na UBS’s.

Como funciona a pesagem no Bolsa Família

A pesagem do Bolsa Família tem como objetivo checar se há casos de desnutrição entre mulheres e crianças que recebem o benefício do governo federal, para isso, são organizadas ações em postos de saúde onde os cadastrados no programa realizam a pesagem. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado.

No entanto, não são todos os beneficiários que devem participar da ação. São convocados para pesagem apenas mulheres com idade entre 14 e 44 anos, mulheres grávidas de qualquer idade e crianças menores de 7 anos. Os membros da família que não fazem parte desses grupos, não precisam se deslocar até a unidade de saúde para conferir o peso.

A pesagem é realizada sempre no início do primeiro e do segundo semestre, porém a data exata difere de acordo com a cidade. O beneficiário é convocado para pesagem através de avisos divulgados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e também das Unidades Básicas de Saúde de cada município.

Documentos para pesagem no Bolsa Família

O responsável pela criança deve apresentar alguns documentos. (Foto: Divulgação)

Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar através de documentos pessoais:

  • Certidão de nascimento (menores de idade)
  • RG (maiores de idade)
  • Carteira de vacinação
  • Cartão do Bolsa Família

Após verificar a data da pesagem do Bolsa Família no seu município, basta comparecer até a UBS mais próxima de sua residência com a documentação necessária em mãos para que a equipe de profissionais da saúde possa averiguar o peso e, se necessário, atualizar a carteira de vacinação.

A saúde das crianças e das mulheres inscritas no programa determina o quanto benefício auxilia na qualidade de vida da família e é um dos requisitos para a permanência dos cadastrados como recebedor do benefício, portanto, quem não participa da pesagem pode ter a família excluída do Bolsa Família e deixa de receber o benefício por tempo indeterminado.

E aí? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.69
Total de Votos: 16

Pesagem no Bolsa Família: entenda como funciona

Comente