Consulta Seguro Desemprego 2019: aprenda em 5 passos simples

O segurado pode consultar pela Internet, com o Cartão Cidadão ou pelo Telefone

Para saber se o pagamento mensal do seu seguro está ocorrendo de forma correta, o trabalhador pode fazer isso de forma simples e ainda sem sair de casa. Basta acessar a internet e fazer a consulta ao seguro desemprego de forma totalmente gratuita.

Mulher utilizando o notebook

A consulta seguro desemprego pode ser feita pelo site da Caixa ou pelo App. (Foto: Divulgação).

O seguro desemprego é um direito do trabalhador em caso de demissão. Até que aquele encontre outra forma de renda, ele passa a receber um valor mensal de acordo com os últimos salários recebidos e com o tempo de trabalho – até um teto máximo estipulado – por um período de 90 dias a 150 dias, em média.

Passo a passo de como fazer a consulta do seguro desemprego

Para fazer a consulta seguro desemprego o beneficiário deve acessar primeiramente o site oficial da Caixa Econômica Federal. Siga os passos abaixo:

Passo 1 – Na página principal do site da Caixa Econômica, o usuário deve clicar na opção “Benefícios e Programas”, localizada na barra superior do site. Uma caixa de opções será aberta e o usuário deve clicar em “Seguro Desemprego”;

Passo 2– Logo que esse procedimento for realizado uma nova página será aberta onde o usuário deverá clicar em “Consultar Pagamento” e, em seguida, apresentar algumas informações. Caso já tenha cadastro, ele deve preencher nos campos solicitados o número do NIS/PIS, uma senha e em seguida informar que “não é um robô” na caixa solicitada.

Passo 3 – Caso o usuário não tenha esse cadastro, ele deve pressionar o botão em que diz cadastrar senha e uma nova página será aberta com o contrato de uso do serviço. Ao ler, ele deve apertar no botão “Aceito”.

Passo 4 – Em seguida ele deve preencher alguns dados como: Nome, Data de Nascimento, Município, CPF, entre outros. Ao final, clicar no botão confirmar. Já na próxima tela o usuário deve criar uma senha de seis a oito dígitos. Deve conter letras e números;

Passo 5 – Depois de seguir os todos os passos acima e entrar no sistema, o usuário deve clicar na opção “Seguro Desemprego”, localizado na Aba de opções superior. Em seguida clique em “Consulte seus benefício”. Então, na nova tela que será aberta o usuário terá acesso às seguintes informações:

  • O Valor do Seguro desemprego;
  • O número de parcelas do Seguro desemprego;
  • As datas disponíveis para a realização do saque;
  • E a situação de cada um dos pagamentos.

Confira o passo a passo também através de imagens:

A forma mais fácil de consultar o seguro desemprego é através do site da Caixa

Passo 1 (Foto: Divulgação).

Passo 2 (Foto: Divulgação).

Passo 3 (Foto: Divulgação).

Consulta pelo Aplicativo

A Caixa Econômica Federal facilitou ainda mais as opções de consulta para o seguro desemprego, desenvolvendo um aplicativo disponível para download em dispositivo móvel como Androids, IPhones e Tablets, chamado de APP Caixa Trabalhador.

Por meio dele, é possível não apenas realizar consultas ao Seguro Desemprego, como também de outros benefícios como o FGTS e Abono salarial, além de possibilitar que seja localizada uma agência da Caixa Econômica mais próxima do usuário caso este precise de um atendimento presencial.

Para baixar o aplicativo Caixa Trabalhador é muito simples. Veja como fazer a seguir:

1 – Com um dispositivo móvel, o usuário deve acessar a loja de aplicativos e, no espaço para buscas, pesquisa por “Caixa Trabalhador”;

2 – Ao clicar em instalar para realizar o download, o usuário deve aceitar as condições de uso;

3 – Por fim, ao finalizar a instalação o usuário deve clicar em “Abrir” para poder fazer uso das funções oferecidas pelo aplicativo. Mas para ter acesso, é necessário informar o número do NIS, por meio do qual o sistema tem acesso aos dados do usuário.

Para fazer a consulta, basta clicar no ícone “seguro desemprego” para ter acesso a todas as informações desejadas. Mas, para tanto, é importante saber se o usuário do APP Caixa Trabalhador tem direito ao Seguro desemprego.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Para ter direito ao seguro desemprego, o trabalhador precisa se enquadra em algumas condições. Abaixo, veja a lista:

  • Ter sido dispensado do trabalho sem justa causa. Neste caso também está incluso o trabalhador doméstico com carteira assinada;
  • Ser pescador, mas estar em período de defeso;
  • Ter trabalhado em situações análogas à escravidão;
  • Ter sido suspenso do serviço em razão de participação de algum curso ou qualificação profissional que sirva para melhorar no trabalho em que atua.

Documentos necessários para o Seguro desemprego

Para ter direito ao Seguro desemprego é importante que o trabalhador se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal e apresente os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Requerimento de Seguro desemprego;
  • O Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
  • Documentos comprobatórios de depósitos do FGTS.

Restou alguma dúvida sobre como consultar o Seguro desemprego? Deixe um comentário. Aproveite a visita e aprenda como consultar FGTS.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Consulta Seguro Desemprego 2019: aprenda em 5 passos simples

Comente