Consultar FGTS: aprenda a emitir o extrato do fundo de garantia

Não enfrente mais filas e saiba como fazer a sua consulta sem sair de casa!

Se você quer otimizar o processo para consultar FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a melhor forma é apostar nos procedimentos online. Entretanto, como eles são feitos por etapas, separamos neste artigo um passo a passo para facilitar essa tarefa!

Aprenda definitivamente como consultar FGTS online.

A consulta ao saldo do FGTS pode ser realizada pela internet. (Foto: Divulgação)

Sobre o FGTS

Antes de começarmos a explicar como consultar o FGTS a fim de emitir o seu extrato, é válido relembrar qual é o significado dessa sigla. O FGTS é a sigla utilizada para denominar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço,  que tem a função de recolher 8% do seu salário total, acrescentando juros e a correção monetária. Dessa forma, se você estiver empregado esse depósito é feito mensalmente na Caixa Econômica Federal.

Aprenda como tirar o extrato do FGTS

Caso você não queira obter nenhum impresso, há duas formas de consultar o extrato do seu FGTS. A primeira delas é por meio do site da Caixa Econômica ou pelo telefone 0800 726 0207.

Para ambas a consultas você deverá ter em mãos os seguintes dados:

  • O número do PIS/PASEP;
  • A senha do Cartão Cidadão, se você tiver o cartão.

Agora, se vocês estiver precisando do seu extrato completo, a forma mais prática de consultá-lo é acessando o site do FGTS (www.fgts.gov.br). Lá, você encontrará todas as informações que deseja sobre o seu Fundo de Garantia.

Para acessá-lo por essa plataforma é necessário ter o número do seu NIS (PIS/PASEP).  Depois de ter ele em mãos, será necessário realizar um cadastro para autenticar a sua senha e começar essa consulta online.

Mas como é sempre bom ter um passo a passo para realizar essas atividades que, muitas vezes, são cheias de detalhes, veja agora como realizar o cadastro e aprenda a tirar o extrato do seu FGTS

  1. Entre no site do FGTS;
  2. Ao entrar na página inicial, vá até a opção “Caixa Serviços Online” e clique no botão “Acessar”;
  3. Ao ver a opção “Mais Informações”, clique em “Extrato Completo”;
  4. Depois disso, clique no botão “Consultar Extrato Completo do FGTS”;
  5.  Caso você não tenha senha, faça o que mencionamos anteriormente e  digite o seu NIS (PIS/PASEP) e clique em “Cadastrar Senha”;
  6. Após fazer o cadastramento da sua senha , você deve aceitar o “Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão” que irá efetivar o cadastramento da sua senha na internet;
  7. Depois de confirmar a sua senha cadastrada, digite o seu NIS (PIS/PASEP), a senha e clique em “Ok” para entrar no sistema;
  8. Vá até a aba “FGTS”, clique na opção “Extrato Completo”;

Com esse passo a passo concluído você terá acesso a todos os lançamentos que já foram feitos na sua conta referente ao FGTS.

Consultar FGTS pelo celular

O aplicativo do FGTS também tem facilitado a vida de muitos brasileiros. (Foto: Divulgação)

Como o celular é uma ferramenta essencial na nossa rotina, a Caixa percebeu isso, disponibilizando a opção de consultar o saldo e o extrato do seu FGTS pelo celular.

O aplicativo tem versão disponível para as versões iOS e Android. Para ter a versão Android, será necessário acessar a Google Play, para o  iPhone, a App Store e para Windows Phone, a Windows Store.  Os procedimentos para a consulta mobile são os mesmo, no entanto, o acesso dependerá da senha cadastrada para serviços online.

Conseguiu entender como consultar FGTS pela internet?

Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 5

Consultar FGTS: aprenda a emitir o extrato do fundo de garantia

Comente