Inscrições Projovem 2018: serão abertas 54 mil vagas para cursos

Saiba as principais informações sobre esse programa que oferece a conclusão do ensino fundamental e cursos de inicialização profissional!

São diversos os motivos que levam alguém a não terminar os estudos, em razão disso, evitar a evasão escolar ainda é um desafio para o Brasil. Com intuito de reverter essa triste realidade, e incentivar os jovens a retomarem sua jornada escolar, as inscrições Projovem 2018 já estão abertas.

As inscrições Projovem 2018 seguem abertas até 28 de fevereiro.

O programa capacita jovens para o mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Veja também: Cursos gratuitos Escola do Trabalhador

O que é o Projovem?

O Projovem aparece como uma oportunidade de resgatar a conclusão do ensino fundamental. Entretanto, do contrário que muitos pensam, o abandono escolar hoje não está mais ligado ao trabalho infantil.

Por mais que, atualmente, a oportunidade de estudar seja mais acessível do que era há 50 anos, o Brasil ainda parece não ter feito o dever de casa direito. Isso porque, o que mais desestimula o jovem a continuar na escola são os métodos de ensino defasados presentes em nosso sistema.

Destinado aos jovens entre 18 e 29 anos que deixaram de concluir o ensino fundamental, o Projovem vem se demonstrado muito eficiente.  Esse programa do Ministério da Educação (MEC), que já beneficiou centenas de jovens, é conhecido também por despertar o primeiro contato entre o estudante e a sua possível profissão. Visto que ele oferece, também, a certificação do ensino profissionalizante.

Com matrículas abertas até o dia 28 de fevereiro, e início de aulas previsto para março.  Neste ano, o Projovem abrirá 54 mil vagas.  As vagas serão divididas em duas modalidades destinadas aos centros urbanos e campo.  É previsto que no Projovem Urbano o número de vagas ofertadas chegue a 43 mil, sendo divididas em 13 estados e 25 municípios.  Agora, no Projovem Campo serão 11 mil vagas divididas em 11 estados e 45 municípios.

Confira agora as informações principais sobre esse programa!

Como fazer inscrições Projovem 2018?

O prazo para se inscrever segue até 28 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

Para realizar as inscrições Projovem 2018, os interessados deverão entrar em contato com a secretaria de educação municipal de sua cidade. Entre os possíveis documentos para a inscrição, os mais cobrados são o RG, CPF e comprovante de residência.

Como funciona o Projovem ?

Com material didático oferecido pelo MEC ,  para o Projovem Urbano são oferecidos cursos com duração interrupta de 18 meses. Na modalidade campo (Projovem Campo) a duração total é de 24 meses. Além disso, com o propósito de facilitar a jornada de pessoas que possuem filhos, o programa oferece também sala de acolhimento para os filhos de estudantes de até 8 anos.

Veja quais são os estados e municípios que oferecem oportunidades no âmbito do Projovem 2018.

Quais são os cursos oferecidos?

Um dos grandes benefícios do Projovem  é a oportunidade de se realizar cursos de iniciação profissional.  Entre as áreas contempladas, vale destacar:

  • administração
  • agroextrativismo
  • alimentação
  • arte e cultura
  • construção e reparos
  • esporte e lazer
  • gestão pública
  • produção rural familiar
  • transporte
  • turismo
  • vestuário

Com esse programa, o aluno não irá apenas concluir o ensino fundamental. Ele terá também o primeiro contato com a profissão que poderá mudar a sua vida.

Conseguiu entender melhor sobre as inscrições Projovem 2018?  Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais notícias!

Comente