PIS-PASEP 2018-2019: fique por dentro das datas de pagamento

Entenda porque quem nasceu nos meses de janeiro a junho receberá o benefício só em 2019.

Divulgado na última terça-feira, pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário do PIS-PASEP 2018-2019 prevê a data de pagamentos a serem realizados a 23,5 milhões de trabalhadores. E se você nasceu entre os meses de julho a dezembro ou  janeiro e junho, confira neste artigo as principais informações sobre o saque desse benefício.

Saques do PIS-PASEP 2018-2019 começam em julho.

Calendário PIS-PASEP 2018-2019 começa em julho. (Foto: Divulgação).

PIS-PASEP 2018-2019: Veja tudo que você precisa saber sobre o pagamento

Sendo um benefício garantido a todos os trabalhadores do setor privado e público, de acordo com a equipe econômica do Governo do Brasil, é esperado que os saques resultem em uma injeção de até R$ 39,3 bilhões na economia só neste ano. Isso porque, a estimativa é de que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores.

Com saques que variam de acordo com nascimento dos correntistas, para contemplar o abono salarial, é importante ficar por dentro das datas divulgadas, bem como outras informações sobre esse benefício.

Logo, para saber mais, é só conferir os tópicos a seguir!

Calendário PIS 2018-2019:

Assim como calendário do PIS- Pasep 2017-2018, o de 2018 e 2019  disponibiliza os principais dias de acordo com nascimento dos beneficiários.  

Para os trabalhadores de iniciativa privada, que nasceram entre os meses de julho a dezembro o saque deverá ser realizado ainda este ano.  

Agora, para os nascidos entre janeiro e junho, será preciso ter uma pouco de paciência, uma vez que o abono só poderá ser sacado em 2019.

Veja abaixo quais as principais datas do saque para PIS:

Tabela PIS 2018-2019

Tabela PIS 2018-2019 (Foto: Reprodução).

Calendário PASEP 2018-2019

Para os funcionários públicos é importante se atentar ao último número da inscrição. Isso porque, para aqueles em o que dígito final varia entre 0 a 4,  o benefício poderá ser sacado ainda este ano. Contudo, se o último número variar entre 6 a 9 o saque fica para 2019.

Tabela Pasep 2018-2019 (Foto: Reprodução).

Além disso, é importante lembrar que em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019.  Sendo esse o prazo final para o recebimento. 

Outras informações importantes

Se tanto o PIS como o PASEP ainda geram dúvidas, seja em relação ao valor a ser pago ou, até mesmo, sobre quem tem direito a receber esses benefícios:

Veja abaixo algumas informações que responderão os seus principais pontos de interrogação!

Sobre o valor

A primeira coisa que você precisa saber sobre o valor dos abonos salariais conferidos pelo PIS e PASEP, é que eles irão variar de acordo com os meses trabalhados no seu exercício anterior, ficando da seguinte forma:

  • Quem trabalhou 01 mês no ano-base 2017: 1/12 do salário mínimo;
  • Quem trabalhou 02 meses receberá ano-base 2017: 2/12 do salário mínimo.

Essa estimativa de pagamento deverá seguir o mesmo cálculo de acordo com os meses trabalhados, chegando ao valor total de um salário mínimo, para os que exerceram qualquer atividade laboral, pelo período de 12 meses.

Onde sacar o PIS e o Pasep?

Em relação ao saque desses abonos salariais, por ser se diferenciarem entre trabalhadores do setor privado e público, os bancos que conferem o seus pagamentos não serão os mesmos.

Logo, para sacar o PIS, o trabalhador deverá se dirigir até uma unidade da Caixa. Agora, o saque do Pasep  poderá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil.

Vale ressaltar, também, que para contemplar os benefícios, é necessário ter estar inscrito no PIS ou Pasep por pelo menos 05 anos,  e apresentar um documento de identificação mais o número do PIS/Pasep na hora do saque.

Como faço para checar o meu saldo?

As consultas do benefício, também, irão contrastar de acordo com o abono salarial.

Para os cidadãos com direito ao PIS, o valor poderá ser conferido pelo site ou em uma agência da Caixa Econômica, por meio da consulta de saldo do Cartão Cidadão.  Já para o PASEP essa informação é encontrada no site e na ou em agência do Banco do Brasil!

E aí? Anotou as datas para o saque do PIS-PASEP 2018-2019? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

PIS-PASEP 2018-2019: fique por dentro das datas de pagamento

Comente