Portal Emprega Brasil: como cadastrar currículo e consultar vagas

Confira como o site poderá te auxiliar na busca pela sua desejada vaga de emprego.

O Portal Emprega Brasil é uma plataforma do Ministério do Trabalho com o objetivo de atualizar o antigo Portal Mais Emprego. O intuito é permitir que o cidadão tenha informações empregatícias importantes de um modo simples. Ele aproxima o órgão e o trabalhador.

No portal, você tem acesso a diversos dados relacionados ao mercado de trabalho no geral. É feito um atendimento inicial, e você pode se cadastrar para receber vagas de trabalho disponíveis. Continue acompanhando.

Tela inicial do Portal Emprega Brasil.

Tela inicial do Portal Emprega Brasil. (Foto: Divulgação)

Veja também: Vagas de Emprego para Beneficiários do Bolsa Família 2018

Serviços do Portal Emprega Brasil

1 – Seguro-Desemprego

Uma dúvida frequente dos trabalhadores brasileiros se dá com relação ao Seguro-Desemprego. O benefício é um assunto importante para o cidadão, e o Emprega Brasil oferece as informações necessárias para o trabalhador.

Você poderá consultar a situação do seu requerimento e, posteriormente, começar a acompanhar as vagas de emprego abertas que combinam com o seu perfil. Isso quer dizer que o seu relacionamento com o site irá desde o desemprego até a sua volta ao mercado.

E como solicitar o Seguro-Desemprego? Leia o passo-a-passo elaborado pelo site. No link, há, ainda, outras ferramentas úteis para você durante o processo.

Ter esse banco de vagas disponível é um recurso que acelera a reinserção do trabalhador e a retomada da estabilidade financeira familiar.

2 – Informações Previdenciárias

Uma das funções do portal é tornar o acesso à informação mais próximo de qualquer pessoa que dela necessite.

Se você tem questões sobre a Previdência Social a serem resolvidas, o seu primeiro contato com o Emprega Brasil te ajuda inicialmente a saber um pouco mais sobre o assunto. Posteriormente, você irá a uma agência do INSS, porém terá sido instruído sobre como proceder.

3 – Vagas

Os trabalhadores podem buscar por vagas de emprego em todo o Brasil. (Foto: Divulgação)

Como adiantamos, o portal do Ministério do Trabalho disponibiliza informações sobre vagas de trabalho em diversas áreas de atuação.

O seu perfil profissional é considerado para que a sua busca seja eficiente e de fato culmine em uma boa oportunidade de emprego.

4 – Qualificação Profissional

Para ter mais chances de conseguir um bom emprego, a qualificação profissional é fundamental. Investir em conhecimento e preparação é um passo que deve ser dado pelo cidadão.

O site informa cursos de qualificação para os candidatos, então vale a pena acessá-lo sempre que possível. Não busque apenas informações pontuais, use o portal para consultas frequentes.

5 – Abono Salarial

As dúvidas sobre abono salarial também são sanadas através da página. E não somente isso: você terá acesso à Carteira de Trabalho Digital, entre outras ferramentas que ainda pode não conhecer, mas que irão te ajudar.

6 – Cadastro de Currículo

Você pode cadastrar o seu currículo na área Trabalhador, localizada na lateral esquerda da página. Clique em Vagas de Emprego e escolha uma das alternativas: Cadastrar o Trabalhador ou Encontrar Vagas de Emprego na Intermediação de Mão de Obra.

Emprega Brasil e Empresas

As empresas, por sua vez, encontram apoio para a divulgação das suas vagas disponíveis e essa intermediação entre Ministério do Trabalho e trabalhador.

O empregador pode selecionar o cidadão que tenha o perfil de atualização e qualificação profissional através dos serviços que a iniciativa propõe.

Visite o portal empregabrasil.mte.gov.br e comece a se preparar para as novas oportunidades de emprego. Compartilhe as informações.

Comente