Saldo FGTS 2018 de contas inativas: veja como consultar online

Ainda dá tempo de consultar e sacar no seu FGTS de conta inativa. Saiba como aqui!

Em 2017, o presidente Michel Temer autorizou que a população sacasse o valor do seu FGTS de contas inativas. Valem apenas os fundos até 31 de dezembro de 2015. Os saques foram feitos de março deste ano até julho, porém uma nova data foi autorizada a partir deste mês. Se você quer tirar todas as dúvidas sobre o Saldo FGTS 2018 de contas inativas, acompanhe o texto a seguir.

O Saldo FGTS 2018 de contas inativas pode ser consultado pela internet.

O FGTS de contas inativas foi liberado para reforçar a economia do país. (Foto: Divulgação)

FGTS de contas inativas

Uma das medidas do governo federal para amenizar a crise econômica e do desemprego no Brasil no ano de 2017, foi a liberação do FGTS de contas inativas desde 2015. Dessa forma, as pessoas que trabalharam em empresas até 2015 e não sacaram o FGTS anteriormente puderam tomar posse deste dinheiro.

O governo liberou este saque para ser feito de março de 2017 a julho do mesmo ano. Os prazos para os saques foram liberados de acordo com a data de nascimento do titular da conta.

Cerca de 98,64% do total dos saques de contas inativas foram feitos. Mais de 25,37 milhões de pessoas realizaram esta ação e foram pagos um total de 43 bilhões de reais. Porém, de acordo com o Ministério, ainda restam cinco milhões de pessoas com saldo em contas inativas que podem ser sacados.

Não saquei ainda e agora?

Para quem não conseguiu comparecer pessoalmente até dia 31 de julho de 2017, o presidente Michel Temer autorizou a prorrogação do prazo até 31 de dezembro de 2018. Para realizar o saque, no entanto, é necessário comprovar o motivo da sua ausência.

Os motivos impeditivos que cabem o saque até 31 de dezembro de 2018 deverão ser: “situação de doença impeditiva à locomoção e reclusão em regime fechado”.

A comprovação dos motivos deverá ser feita diretamente na Caixa Econômica Federal. Para isso, basta apresentar um atestado que justifica a impossibilidade e ausência do titular na data prevista.

A Caixa Econômica ainda esclareceu: “Para os casos de reclusão em regime fechado, deverá ser apresentada certidão em nome do titular da conta do FGTS obtida junto à Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal, juízo responsável pelo decreto da prisão, ou pela autoridade da unidade prisional”.

Se você tem saldo na sua conta inativa de FGTS e possui corretamente a sua comprovação de ausência, ainda dá tempo de correr ao banco da Caixa Econômica Federal e realizar seu saque este ano.

Como faço para saber meu saldo FGTS 2018 de contas inativas?

Com a internet, fica fácil consultar os valores disponíveis para saque. (Foto: Divulgação)

Se você tem dúvidas se tem algum valor à receber ou a quantia exata, há 4 formas de você descobrir o saldo do seu FGTS de contas inativas.

Site da Caixa Econômica Federal

É necessário que você tenha em mãos o número do seu PIS ou NIS (geralmente está anotado em sua carteira de trabalho. Se não tiver, consulte o número na própria agência da Caixa Econômica. Acesse o site Contas Inativas Caixa.

Aplicativo FGTS Trabalhador

Há um aplicativo para celular ou tablete (Android ou Iphone) que possibilita que você consulte de forma rápida e simples o saldo do seu FGTS, inclusive de contas inativas. Neste mesmo aplicativo você consegue atualizar seu endereço residencial e consultar a agência da Caixa mais próxima de você.

Internet banking da Caixa

Para quem é cliente da Caixa Econômica e utiliza o aplicativo exclusivo, há também como consultar o FGTS, ativo e inativo. Acesse o Internet banking da Caixa

Agências da Caixa

Se você possui o número do seu PIS ou o Cartão Cidadão, é só se dirigir a uma agência da Caixa ou nos terminais de autoatendimento, conseguirá também consultar o seu saldo.

Viu como é fácil consultar o Saldo FGTS 2018 de contas inativas? Veja logo o seu!

Comente