Como Trabalhar na Equipe de Visitação do Bolsa Família?

Quer saber como trabalhar na equipe de visitação do Bolsa Família? Então continue acompanhando.

A equipe que faz a visita domiciliar do Programa Bolsa Família deve entrar nas residências, conversar com os moradores e verificar irregulares, como o recebimento ilegal do benefício. E como fazer parte dela? Vamos te explicar agora.

A equipe do Bolsa Família realiza visitas domiciliares. (Foto: Divulgação)

Saiba Como Trabalhar na Equipe de Visitação do Bolsa Família

Nas visitações domiciliares, o Bolsa Família conta com profissionais de assistência social vinculados à Secretaria de Assistência Social (SAS) de cada localidade.

Para se tornar parte da equipe, você deve ser um profissional que presta serviço na área e trabalhar para o órgão responsável pelo Programa Bolsa Família no seu município.

O Programa Bolsa Família faz parte do Ministério de Desenvolvimento Social, do Governo Federal.

Como Funciona a Visita Domiciliar

A assistência social faz contato direto com as famílias a cada visita e pode constatar se elas têm a real necessidade do benefício. Assim, são descartadas possibilidades de fraude no programa e recebimento ilícito do benefício.

Ainda, são excluídas as chances de erros de cadastro, entre outras irregularidades que podem surgir ocasionalmente.

A equipe de visitação cuida da manutenção do programa.

Os técnicos atualizam as informações cadastrais das famílias. (Foto: Divulgação)

Os técnicos – funcionários de serviço social – aproveitam a ocasião para atualizar os cadastros necessários e demais informações importantes.

Essa atualização é fundamental para que famílias não percam o direito de receber o Bolsa Família por pequenas falhas de informações.

Para quem trabalha com a parte administrativa, ter os dados corretos é imprescindível para um bom trabalho.

Por isso, os agentes precisam sempre informar aos inscritos a importância de estarem em dia com as informações.

Processo de pesagem das crianças. (Foto: Divulgação)

Sendo assim, podemos concluir que o trabalho feito durante a visita domiciliar tem seus pontos sociais, de fiscalização e seu caráter de organização de processos.

E são essas as tarefas dos assistentes sociais que prestam serviço para o Bolsa Família.

O Programa

Atualmente, são mais de 15 mil famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Ao iniciarem as atividades, os agentes recebem cartilha e outras informações para a sua capacitação para irem às ruas.

Na verdade, são orientados a prestar todo e qualquer atendimento que diz respeito ao programa, seja ele diretamente ao público ou não.

Um trabalho que recruta muitos profissionais e detém grande responsabilidade dada a sua dimensão em âmbitos regional e nacional.

Para participar do programa, os estados apresentaram Planos de Ação, e um gestor municipal é indicado pelo prefeito para coordenar o programa em cada município.

É a coordenação municipal a responsável pelas ações e articulações do programa em cada localidade.

Com os recursos para a implementação do programa em cada região, os profissionais da área de assistência social do município recebem a capacitação e são colocados para o serviço junto às famílias, através da visitação domiciliar.

Além disso, eles se incumbem das práticas administrativas necessárias para o serviço de orientação, controle e distribuição dos benefícios.

Agora você já sabe como trabalhar na equipe de visitação do Bolsa Família e como é desenvolvido o trabalho dos profissionais que atuam para beneficiar as famílias da sua cidade. Compartilhe as informações!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 6

Como Trabalhar na Equipe de Visitação do Bolsa Família?

Comente