Vagas de Emprego para Beneficiários do Bolsa Família 2018

O Governo Federal quer estimular a abertura de vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família 2018. Para alcançar esse objetivo, ele resolveu criar o plano Progredir, que tem ações focadas na inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.

No dia 26 de setembro, o ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra anunciou oficialmente o programa Progredir. A iniciativa espera reduzir a dependência das pessoas com relação ao Bolsa Família e criar autonomia financeira. O plano reúne não só ações de estímulo a geração de emprego. Também amplia as oportunidades de qualificação e o empreendedorismo.

Novas vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família 2018 serão geradas pelo plano Progredir.

Plano Progredir vai aumentar a geração de empregos entre beneficiários do Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

Com a implantação do plano Progredir, o governo de Michel Temer espera emancipar cerca de 1 milhão de famílias dentro de dois anos.

Novas vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família 2018

Muitos brasileiros acabam recorrendo ao Bolsa Família porque não possuem uma fonte de renda. Não conseguem emprego com carteira assinada e por isso ficam totalmente dependentes do programa social de transferência de renda. O Governo Federal quer mudar essa realidade, por isso vai estimular a geração de oportunidades de trabalho para beneficiários do Bolsa Família.

Cada núcleo familiar, atendido pelo Bolsa Família, recebe em média R$ 176,00. Com esse valor, é impossível arcar com os gastos básicos de alimentação, educação e saúde. Na medida em que o plano Progredir ajudar na conquista de um emprego, o provedor da família terá a chance de ganhar um salário mínimo ou mais.

As vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família 2018 serão geradas a partir de parceria com empresas no Brasil. O novo programa também espera intermediar a mão de obra, ao cruzar informações de currículos com vagas abertas nas empresas parceiras. Esse cruzamento de dados, por sua vez, será realizado de forma regionalizada.

As parcerias para gerar oportunidades no mercado de trabalho já estão ganhando forma. No dia em que o plano Progredir foi anunciado, a cerimônia contou com a presença de associações de empregadores e também de representantes da Federação Brasileira dos Bancos e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A geração de emprego vai aumentar a renda dos beneficiários do Bolsa Família e também dos cidadãos inscritos em outros programas do Cadastro Único.

Michel Temer no lançamento do plano Progredir. (Foto: Divulgação)

Cadastro no Plano Progredir

Os beneficiários do Bolsa Família, que estão interessados em arrumar um emprego, devem acessar o site do MDS e realizar o cadastro online. O portal do plano Progredir já disponibiliza uma ferramenta que ajuda a fazer o currículo, ou seja, preencher dados pessoais, de escolaridade e de trabalho. Esse recurso digital também facilita o acesso às oportunidades de trabalho nas empresas parceiras.

Após encontrar um emprego com carteira assinada e melhorar a renda, o beneficiário do Bolsa Família deve fazer a solicitação de desligamento voluntário. Caso o trabalho não dê certo, ele pode voltar ao programa, sem muita burocracia.

Quem busca inserção no mercado de trabalho deve investir na própria formação profissional. É recomendado fazer um curso pelo Pronatec Voluntário para aumentar as chances de conseguir uma vaga. Se nenhuma contratação acontecer, existe a possibilidade de abrir o próprio negócio, através do empréstimo pelo Bolsa Família.

E aí? Restou alguma dúvida sobre como disputar vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família 2018? Deixe um comentário.

Comente